quinta-feira, 31 de março de 2011

Empresas do Brasil estão entre as que mais contratarão no 2º trimestre

Pesquisa, realizada em 39 países, aponta que 40% das corporações locais querem aumentar número de funcionários entre abril e junho de 2011

O bom momento da economia brasileira deve continuar a refletir no aumento das vagas de emprego no País. Pelo menos, é o que mostra um estudo global realizado pela Manpower – consultoria em recursos humanos – e que aponta o Brasil como um dos mercados nos quais as empresas devem realizar o maior número de contratações no segundo trimestre de 2011 (de abril a junho).

O levantamento, que ouviu cerca de 64 mil profissionais das áreas de recursos humanos de empresas localizadas em 39 países, aponta que 40% das organizações que atuam no Brasil planejam contratar profissionais no próximo trimestre. Com isso, o País aparece em terceiro lugar no ranking mundial, só perdendo para Índia e Taiwan, nos quais 49% e 45% das companhias, respectivamente, querem aumentar o quadro de funcionários no período.

Ainda de acordo com os resultados do levantamento, essa tendência das empresas estarem mais dispostas a contratar já era sentida há cerca de um ano, quando 38% das organizações instaladas no Brasil estavam interessadas em aumentar o quadro de funcionários. No primeiro trimestre de 2011, essa porcentagem era de 36%.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Copa do Mundo de 2014 gera 164 oportunidades de projetos em TI

Estudo da FGV e Sebrae destaca que serão investidos R$ 309 milhões em tecnologia para suportar o mundial de futebol

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) será um dos quatro setores bastante beneficiados no Brasil pela Copa do Mundo da FIFA de 2014 - ao lado de turismo, construção civil e produção (associada ao turismo). A constatação faz parte de um estudo realizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com o intuito de detectar as oportunidades de negócio geradas pelo evento.

O documento aponta que, só em TI, as empresas do setor têm oportunidade de atuar em 164 atividades relacionadas à Copa do Mundo e que farão parte dos investimentos de R$ 309 milhões em tecnologia previstos para suportar o evento, segundo estimativas da Ernst & Young.

“Para tecnologia da informação, por exemplo, essa demanda pode ser originada no setor público, em obras como estruturação de estádios, centros de mídia e international broadcasting center (centro de transmissão internacional)”, cita o documento divulgado pela FGV e Sebrae.Essa demanda também é privada, ou seja, são as necessidades das empresas e de consumidores finais por soluções de TI, em termos de, por exemplo,transmissão de dados, software e serviços”, complementa.

O estudo, batizado de Mapa de Oportunidades, ainda traz detalhes de todos os projetos relacionados à TI que podem ser atraentes para pequenas e médias empresas, assim como os detalhes para que os interessados participem de licitações.

Google abre inscrições para universitários criarem projetos de código aberto

O programa global, que está em sua sétima edição, já teve a participação de 4,5 mil estudantes de 85 países

Nesta semana, o Google começou a receber as inscrições para o ‘Summer of Code’, um programa no qual estudantes universitários de todo o mundo têm a oportunidade de desenvolver projetos baseados em código aberto, com apoio da empresa.

O Google explica que a ideia do programa é permitir que os estudantes, que são orientados por um mentor, testem situações reais vividas durante um projeto para desenvolvimento de software e aumentem as oportunidades de emprego no mercado.

O programa, criado em 2005, já teve a participação de aproximadamente 4,5 mil estudantes e mais de 4 mil mentores de 85 países.

Os estudantes interessados em participar do Summer Code devem realizar a inscrição no site do programa até 8 de abril. Todos os projetos serão analisados e um grupo de mentores escolherá os 175 melhores para participar da iniciativa. No site, a empresa disponibiliza um manual com informações e dicas - em inglês - para os potenciais participantes.

terça-feira, 29 de março de 2011

Compartilhe sua conexão da internet sem utilizar roteador

Basta fazer com que um notebook assuma esse papel, conectando-se à web por meio de um cabo.

Se você tem um notebook, certamente vai querer ter uma rede sem fios em casa. Se você tiver mais de um computador, então... isso se torna fundamental. O que talvez muita gente não saiba é que dá para criar um rede sem fios, mesmo que você não tenha um roteador.

Para transformar o seu notebook num verdadeiro roteador, o primeiro passo é configurá-lo. Pegue o cabo da internet e conecte diretamente no micro.

Tanto no Windows Vista quanto no 7, vá até o Painel de Controle, clique em “Rede e Internet” e logo após em “Central de Rede e Compartilhamento”. Escolha “Gerenciar redes sem fio” e selecione “Adicionar”. Selecione a opção “Criar rede adhoc”. Depois clique em “Avançar”, escolha um nome para a sua rede, o tipo de segurança e a senha. Para finalizar, selecione “Avançar” e “Fechar”.

Agora vamos ao truque que poucos conhecem, que é efetivamente como transformar o notebook em um roteador!

Na página inicial do painel de controle clique em “Rede e Internet", pesquise pela palavra “conexões” e vá direto ao link “Exibir conexões de rede”. Com a tecla CONTROL pressionada, selecione com o mouse “Conexão de Rede sem Fio” e “Conexão Local”, pressione o botão direito e vá até “Conexões de Ponte”. Pronto: automaticamente aparecerá uma nova conexão “ponte de rede”, e o seu roteador manual está pronto para funcionar.

Agora, nos outros notebooks existentes na sua casa ou empresa, é só procurar pela rede sem fio que você criou e usar a internet normalmente.

Segredos do mundo digital: os Easter Eggs!

Conheça algumas brincadeiras que os programadores escondem em sites e softwares na internet. Tem alguns bem legais!

Você sabe o que é um "Easter Egg", ou "Ovo de Páscoa", no mundo dos computadores? Este é o nome dado a qualquer coisa oculta em meio a sistemas, ícones e programas. É uma espécie de segredo virtual. Por exemplo: você sabia que, quando o YouTube está carregando algum vídeo e você apertar a seta para cima, o joguinho “Snake” aparece para você? Pois é, este é um “Easter Egg”, ou um segredo do YouTube!

Veja, agora, vários outros segredos nem tão bem guardados assim do mundo digital em uma reportagem criada pelo programa de televisão Olhar Digital.


segunda-feira, 28 de março de 2011

Internet via rede elétrica: mais barata e prática, mas ainda restrita.

A internet via rede elétrica ainda está longe da maioria dos brasileiros. Em São Paulo, primeira cidade em que a tecnologia BPL (broadband over power lines, em inglês) está disponível ao consumidor doméstico, apenas 300 endereços distribuídos nos bairros de Jardins, Moema e Pinheiros estão adequadamente equipados para usufruir da novidade. É pouco. Mas os benefícios para esses consumidores - e, eventualmente, os futuros - são evidentes.


Segundo a Intelig, distribuidora do serviço, o plano básico, com velocidade de 5 Mbps, custa 75 reais por mês. São 15 reais a menos do que os similares via cabo. A diferença é proporcional à capacidade de transmissão de dados. O pacote de 15 Mbps, por exemplo, limite da rede baseada em eletricidade, sai por 125 reais. Planos similares de operadoras a cabo variam entre 119 reais e 199 reais. A operadora aponta que os valores mais baixos são consequência do aproveitamento de uma rede já existente – mas não explorada – e incentivos para a propagação do modelo.

De acordo com Emerson Hioki, diretor de operações da AES Eletropaulo Telecom, parceira da Intelig no fornecimento do serviço a São Paulo, foram investidos 20 milhões na estrutura atual, baseada na transmissão de dados via fibra ótica.

Ao chegar ao destino final, o sinal é convertido em pulso elétrico. “Para aumentar o número de consumidores beneficiados, é preciso expandir a infraestrutura a outras áreas. Isso dependerá da demanda do mercado”, garante Hioki. Sim, já há planos para levar a "web elétrica" a mais gente, mas a empresa guarda essa informação como um segredo.

Para que a transmissão via rede elétrica convencional, usando os velhos fios de postes, avance, também será necessário investimento. Nesse caso, será preciso investir em equipamentos como repetidores, que mantém o nível do sinal que viaja pela rede, garantindo que não haja perda de dados.

Contras - Apesar das vantagens, persistem problemas que podem prejudicar a experiência do consumidor final. Aparelhos eletrônicos podem causar interferência, levando à queda da velocidade na transmissão de dados. A melhor forma de evitar o problema consiste na instalação de filtros para as tomadas. Fora de casa, os postes estão expostos a diversos tipos de intempéries, incluindo o ruído proveniente dos transformadores, que devem ser contornadas para evitar o bloqueio do sinal.

Fonte: Veja Digital

Carreira na internet - Conheça cinco redes para buscar emprego

Nem só de LinkedIn vivem as redes de relacionamento profissional


(Foto: Hemera Technologies/Getty Images)

O número de redes sociais voltadas ao relacionamento profissional está crescendo na web, com indiscutível sucesso. O LinkedIn, por exemplo, endereço mais famoso do setor, anunciou nesta semana que atingiu a marca de 100 milhões de cadastrados. Mas há outros sites que fazem o serviço – e oferecem ainda outras vantagens. É o caso de Monster ou Beyond.com, que oferecem ferramentas similares e são referência entre headhunters à procura de candidatos qualificados. As redes são amplas e atendem todas as áreas. A seguir, algumas sugestões:

- LinkedIn


O que começou como uma lista de perfis e uma base de currículos se transformou em um destino certo para caçadores de talento. O site, que integrou seu cadastro a outras redes sociais, como o Twitter, tem fomentado comunidades e favorecido o diálogo entre profissionais de áreas similares. Atualmente, quase 19 milhões de usuários participam de grupos de interesse comum e compartilham entre si diferentes experiências além de novas oportunidades, é claro.

- Beyond.com


Funciona mais como guia de carreira do que como base de currículos. Suas comunidades, organizadas geograficamente, permitem ao candidato acesso a um número significativo de informações sobre determinada área profissional. Os grupos permitem o compartilhamento de vagas abertas, cursos de especialização, pesquisas de interesse comum e tendências para cada campo de atuação.

- Monster


Uma das principais referências no segmento. É um dos sites mais utilizados por empresas que buscam na internet perfis qualificados. Presente em quase 50 países, o que inclui o Brasil, o serviço oferece ferramentas para a elaboração de currículos, guias salariais e sistemas de recolocação profissional. A rede possui um fórum organizado por tópicos, onde são respondidas perguntas sobre novas oportunidades, planos de carreira e novidades da indústria.

- Glassdoor


Voltado aos bastidores corporativos, o Glassdoor é interessante para quem busca uma posição em determinada companhia. Através de posts anônimos, os cadastrados têm acesso a informações privilegiadas como salários, benefícios e até impressões acerca da gerência vigente na companhia. A comunidade lista os prós e contras de se trabalhar em determinada empresa e divulga, de antemão, os próximos processos de recrutamento.

- BranchOut


Lançada recentemente, a rede BranchOut é totalmente integrada ao Facebook e permite a importação de dados do LinkedIn. Os recursos são similares aos encontrados em outros sites do gênero, embora a comunidade conte com uma ferramenta singular: a solicitação de dicas sobre carreira aos demais usuários do Facebook. O sistema, que faz uso profissional do site, permite aos usuários explorarem de forma mais efetiva a lista de contatos e aumenta potencialmente o poder de conexão da rede social para assuntos corporativos.

Fonte: Veja Digital

Kinect auxilia alunos de escola primária na África do Sul em sala de aula

Estudantes da zona rural do país podem aprender inglês com mais facilidade.

Depois de ajudar médicos em cirurgias, o Kinect está colaborando com as crianças de uma escola primária no distrito de Vryheid, KwaZulu-Natal, África do Sul. Financiado pela Microsoft Live@Edu, o projeto tem como objetivo ensinar os alunos a falar inglês mais rapidamente.

Em entrevista ao XboxGaming, Karen Kirsten, diretora da escola Lakeside Park, onde o projeto acontece, explicou que essa é uma forma interativa e eficiente de ensino: "Alunos tímidos, que levam meses para falar em sala de aula as línguas que aprenderam em casa, já estavam gritando "Jump" e "Duck" (comandos do jogo Kinect Adventures) sem qualquer inibição", comentou.

Nas zonas rurais da África do Sul, o inglês, uma das línguas mais presentes no comércio, não é tão falado em casa. O país possui 11 línguas oficiais reconhecidas e, normalmente, as crianças que não aprendem outros idiomas, fora os nativos, têm dificuldade quando começam a ter a disciplina no Ensino Médio.

Como o projeto está em sua fase inicial, apenas a Lakeside Park possui os aparelhos, mas estima-se que outros países também recebam os acessórios em breve.

Google lança revista digital

Think Quarterly é uma publicação digital trimestral, lançada pela base da Google no Reino Unido, sem qualquer anúncio da empresa.

A Google lançou, na última segunda-feira (21), a Think Quarterly, uma revista online trimestral que fala sobre problemas comuns da sociedade e grandes empresas. A mídia propõe um "espaço para pensar no que está acontecendo no mundo", de acordo com o site.

Lançada pela base da companhia no Reino Unido, sem qualquer anúncio da empresa, a revista possui 68 páginas com artigos relacionados a diversas áreas, como saúde e negócios, escritos por freelancers, colaboradores e especialistas.

Ainda não se sabe se a revista será lançada em outros idiomas.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vírus:crackers usam desastre no Japão e morte de Elizabeth Taylor como chamariz

Emails e links maliciosos no Twitter têm usado os assuntos mais comentados da semana para infectar internautas.

Nesta segunda-feira (21/3), a equipe da Kaspersky – empresa que fabrica o antivírus – postou um texto em seu blog sobre a recente campanha de spam que tem usado o terremoto do Japão como chamariz para infectar usuários.

Segundo a análise da empresa, os links maliciosos, a partir de spams, levam aos sites um hóspede chamado Insognito Exploit Kit. Alguns deles chegam disfarçados de mensagens enviadas pelo Twitter, dizendo que o usuário tem mensagens não lidas e linkando vídeos sobre a central nuclear de Fukushima. Assim que o internauta clica no vídeo, o link embutido redireciona o usuário para o site mal intencionado. 


Um analista da Kaspersky também detectou emails maliciosos solicitando doações para as vítimas do Japão. “Aparentemente os emails foram enviados por um endereço IP do Canadá através de um servidor de correio eletrônico na Espanha”, relatou o especialista no blog da empresa. Nos campos “De” e “Responder” há endereços de correio japoneses que, segundo o executivo, são falsos. Já no corpo do email, há um convite para que o usuário envie seus dados para um endereço em Hong Kong para ajudar as pessoas que sofreram no desastre.
Alguns emails usando o terremoto do Japão como assunto também estão infectando máquinas que, após serem atacadas, passam a exibir anúncios localizados em diversos idiomas. De acordo com o analista da empresa, Nicola Brulez, é possível perceber que há pessoas de diferentes locais do mundo ligadas ao esquema.


Já nesta quarta-feira (23/3), um novo ataque foi encontrado por um analista da Kaspersky, dessa vez usando o falecimento da atriz Elizabeth Taylor. Neste novo ataque, os usuários do Twitter são convidados a clicar em links de notícias e downloads de vídeo falsos sobre a carreira da atriz. Segundo Dmitry Bestuzhev, já foram registrados mais de mil vítimas. 

Fonte: Olhar Digital

Como buscar um novo emprego pelo LinkedIn

Rede social apresenta ferramenta específica para divulgação de vagas, além de ter uma série de grupos voltados a divulgar oportunidades.

 Quem hoje está em busca de um novo emprego pode recorrer às redes sociais para aumentar as chances de recolocação no mercado. Isso porque, um número crescente de empresas e de pessoas usa esses sites para divulgar vagas em aberto e para atrair potenciais candidatos.

Entre as redes sociais, o LinkedIn representa um dos ambientes mais eficientes para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho. O que se justifica pela própria origem do site, que é voltado, basicamente, a questões profissionais.

Atualmente, o LinkedIn disponibiliza uma ferramenta específica para divulgar vagas de emprego na rede social. Para tanto, assim que o usuário acessa o site, na parte superior da tela, encontra uma área de ‘empregos’ (ou ‘jobs’, para quem usa a versão do site em inglês). Por meio dela é possível fazer buscas de vagas em aberto por tipo de cargo, palavras-chave, localidade, experiência, tempo de divulgação, entre outros.

Outra alternativa para buscar um novo emprego no LinkedIn é participar dos grupos de discussão. Em alguns deles dá para, além de verificar as oportunidades de emprego, acessar dicas de especialistas em recursos humanos e trocar informações com outros profissionais.

A seguir, separamos algumas indicações interessantes de grupos do LinkedIn, voltados a ajudar quem procura uma vaga de trabalho em tecnologia:

Grupo: Vagas de TI
Membros: cerca de 8,9 mil participantes
Acesso: não exige autorização prévia para acessar o grupo

Grupo: Emprego de TI
Membros: cerca de 990 participantes
Acesso: grupo fechado (o usuário precisa se cadastrar e esperar uma autorização)

Grupo: Brasil – Tecnologia e Emprego
Membros: cerca de 440 participantes
Acesso: grupo fechado (o usuário precisa se cadastrar e esperar uma autorização)

Grupo: Só TI Jobs
Membros: cerca de 1,3 mil participantes
Acesso: grupo fechado (o usuário precisa se cadastrar e esperar uma autorização)

Grupo: Suporte Técnico Brasil
Membros: cerca de 590 participantes
Acesso: grupo fechado (o usuário precisa se cadastrar e esperar uma autorização)

Grupo: Tecnologia da Informação - TI Brasil
Membros: cerca de 4,1 mil participantes
Acesso: grupo fechado (o usuário precisa se cadastrar e esperar uma autorização)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Universidade britânica promove evento a favor da Wikipedia

Alunos querem criar uma discussão de como estudantes devem usar a enciclopédia online e organizar novas maneiras de editar o site.

De acordo com a BBC, um grupo da Universidade britânica Imperial College está planejando um evento para aprimorar a pesquisa pela Wikipedia. O evento vai acontecer em abril, na própria universidade, como uma tentativa de construir uma ponte entre o site e a investigação formal.

Segundo um dos membros do grupo, a enciclopédia online é um dos recursos mais utilizados pelos alunos, mas há uma relutância em admitir que os estudantes usam o site em suas pesquisas e trabalhos. “A Wikipedia veio para ficar, a questão é saber se vamos acompanhá-la ou ignorá-la”, disse Vinesh Patel, estudante de medicina da universidade e presidente do grupo.

De acordo com o estudante, eles querem pensar em novas maneiras de como as páginas serão editadas por alunos e funcionários da faculdade para aproveitar o máximo da enciclopédia online, ao invés de fingir que ninguém a usa.

Ao invés de fazer piadas sobre o uso da Wikipedia, o grupo quer criar uma discussão, baseada em evidências, sobre qual é o lugar do site dentro das universidades. Uma das ideias é comparar a credibilidade da enciclopédia online com outras fontes de informação na internet.

Os estudantes e funcionários que quiserem participar da conferência vão descobrir maneiras de melhorar o que ele oferece à pesquisa acadêmica. Em algumas faculdades americanas, existem estudantes que organizam a edição de páginas da Wikipedia em suas áreas de especialidade.

A Wikipedia tem quase 3.6 milhões de artigos e é, atualmente, uma das fontes não-declaradas de ajuda para os alunos. Charles Matthews, ex-professor de matemática de Cambridge, que coordenará a reunião, já editou 200 mil artigos no site, o que o tornou um dos mais prolíficos editores das páginas de referência online.

O site foi lançado em 2001 e hoje tem cerca de 365 milhões de leitores por mês.

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia mundial da água - 22 de Março

Água: um bem natural que deve ser preservado

O Dia Mundial da Água, que acontece nesta terça-feira (22), é um data para conscientizar o mundo do consumo excessivo e desperdício do líquido, que é essencial à vida. Mas não é suficiente contabilizar apenas água do banho, descarga, copos d’água ou o quanto de louça foi lavado. É preciso incluir nessa conta o uso direto e indireto da água na produção de alimentos e bens de consumo.

Para chegar a estes números, o cientista holandês Arjen Hoekstra criou a Pegada Hídrica, indicador que mede o uso direto e indireto da água doce para se obter um produto alimentício ou qualquer outro bem consumível.

Para calcular o quanto de água é usado entra na conta a quantidade de água usada – ou poluída – durante todo o processo da cadeia produtivo de um alimento ou bem de consumo, é a chamada “água virtual”. É levado em conta também o local onde ocorreu a produção. Uma área onde tem água em abundância é muito diferente da que está numa região mais seca.

 Para comer uma maçã, em média foram gastos 70 litros de água. Um copo (250 ml) de cerveja, 75 litros. Uma xícara de café, 140 litros e um quilo de carne, 15.500 litros de água. E é possível calcular também o uso de água em produtos que compramos como roupas, por exemplo. Uma camisa de algodão exige 2.700 litros de água.
Os números são altos porque contam quanto de água foi necessário para se obter um produto. A conta do café inclui não só a parte de água quente que é adicionada ao café, mas também o quanto de água foi necessário na plantação do produto, assim como em toda sua cadeia produtiva.
De acordo com a Water Footprint Foundation, a média global para a Pegada Hídrica de uma pessoa é de 1.243 litros de água por ano. Nos Estados Unidos, isso chega a 2.483 litros por ano; na Alemanha, 1545 l, no Brasil, 1.381 litros, e na China, é de 702 litros.

A Pegada Hídrica pode ser Verde, quando a água da chuva evapora ou é incorporada em um produto durante a sua produção; Azul, que calcula as águas superficiais ou subterrâneas que evaporam ou são incorporadas em produtos, ou então devolvidas ao mar ou lançadas em outra bacia; e Cinza, que mede o volume de água necessário para diluir a poluição gerada durante o processo produtivo.

Dia da água

Neste ano, o objetivo do dia que tem como tema "Água para as Cidades", é para chamar a atenção internacional sobre o impacto no abastecimento de água de fatores como o crescimento rápido da população urbana, a industrialização, conflitos, desastres naturais e as incertezas causadas pela mudança climática.

De acordo com a ONU, em poucos anos, 60% da população mundial estará vivendo nas cidades, aumentando principalmente a densidade demográfica de bairros pobres da cidade e de assentamentos precários do mundo em desenvolvimento.

Sandy Bridge: Nova família de processadores chega ao mercado nesta semana

Novos chips da Intel são até 800% mais eficientes que os da geração anterior e não devem aumentar o preço final do produt.

Veja a matéria transmitida pelo site OlharDigital.com.br e confira os novos processadores que vão dominar o mercado.

Firefox 4.0 já pode ser baixado pelos usuários

Atualização do navegador pode ser baixada pelo FTP da Mozilla, hoje é o lançamento oficial (22/3).

A equipe da Mozilla disponibilizou nesta segunda-feira (21/3) a versão final do navegador Firefox 4 para download. O browser ainda não está liberado no site da fundação, mas amanhã já poderá ser encontrado oficialmente para download.

O navegador deveria ser disponibilizado em outubro de 2010, mas atrasou alguns meses por causa de alguns imprevistos não divulgados pela empresa. Para quem está ansioso para fazer o download do browser, pode clicar aqui

Seu computador está lento? Resolva agora esse problema!

Localizamos algumas dicas e programas que podem ajudar a aumentar a velocidade de seu computador. É mais fácil do que você imagina. 



Fonte: OlharDigital 

segunda-feira, 21 de março de 2011

Procurando emprego?

Max Gehringer dá as dicas para um currículo campeão

Do IPv4 para o IPv6: Você sabe o que significa esta mudança?

O IP, Internet Protocol, está na sua quarta versão e vai ser substituído por uma nova. Saiba o que isso muda na web.

Bullying - Vítima que virou polêmica na internet conta sua história.

Sempre fui vítima de bullying, diz "Zangief Kid".



Na semana passada, o jovem Casey Heynes se tornou uma estrela na internet depois que um video onde ele aparece finalizando um colega de escola bombou no YouTube.

No vídeo, após ser socado por outro garoto, Heynes o agarra e o arremessa contra o chão. As imagens abriram espaço para uma nova discussão sobre o bullying. Devido ao golpe, Heynes ficou conhecido como Zangief Kid, em alusão ao celebre personagem do game Street Fighter.

Na entrevista acima, o jovem de 15 anos disse que aplicou o golpe em autodefesa e que sempre foi vitima de bullying por parte dos outros garotos. Veja acima:

Como ter sucesso na busca de um emprego na área de TI

Consultoria cita cinco cuidados que os profissionais devem tomar na hora de concorrer a uma vaga.

O aquecimento da economia brasileira, somado a um aumento da demanda por tecnologia, contribuíram para a abertura de novas vagas de trabalho na área de TI. O que representa uma excelente oportunidade para quem busca o primeiro emprego no setor ou para quem já atua nesse mercado, mas procura novos desafios.

Antes de sair em busca do emprego ideal, no entanto, os profissionais do mercado de tecnologia precisam aprender algo que não é muito comum a quem atua no setor: fazer seu marketing pessoal. Pelo menos, é o que indica a consultoria especializada em recrutamento Harris Allied.

A seguir, acompanhe cinco dicas que a consultoria dá para quem está interessado em buscar um emprego na área de TI:

1.       Crie uma marca pessoal
Os profissionais devem construir sua imagem e descrevê-la com base em três questões: conhecimentos (habilidades individuais, educação e experiências específicas em determinados negócios ou setores), reputação (como você é conhecido, quem você conhece e o que as pessoas pensam a seu respeito) e apresentação (que inclui o currículo, capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal e estilo durante uma entrevista de emprego).

2.      Potencialize seu currículo
Um currículo escrito em tópicos é a forma mais fácil de apresentar conhecimentos e experiências de forma objetiva. Para isso, os candidatos precisam listar todos os projetos e realizações no documento. É importante destacar também resultados importantes obtidos ao longo da carreira.

O candidato deve preocupar-se em usar palavras-chaves no currículo que sejam relevantes para a posição a que ele está se candidatando. Se um trabalho exige conhecimentos específicos, o candidato deve ressaltar isso na parte de resumo inicial. Isso porque, se o documento for colocado em um banco de currículos virtuais, ficará mais fácil achá-lo.

O tamanho do currículo deve ser proporcional ao temo de experiência. No caso de profissionais mais experientes, pode ter até três páginas, mas para um estagiário ou alguém recém-formado que quer entrar pela primeira vez no setor, uma página é suficiente.

3.      Prepare-se para a entrevista
Antes de fazer a entrevista de emprego, o candidato precisa buscar o máximo de informações sobre a empresa e, em especial, as principais iniciativas dela na área de TI. Isso poderá ajudar a demonstrar interesse durante a entrevista e, principalmente, ajudar a se mostrar como alguém ideal para preencher a vaga.

A apresentação do candidato também é fundamental para passar uma imagem adequada. Assim, o profissional deve buscar entender com antecedência a cultura da empresa e, se possível, se vestir da forma mais adequada para a entrevista. Em caso de dúvida, use roupas com tons neutros e que estejam limpas e passadas.

4.       Demonstre seu conhecimento
Durante a entrevista de emprego, o candidato deve aproveitar todas as oportunidades para demonstrar seus conhecimentos. Assim, ao longo da conversa, precisa trazer exemplos reais de seu envolvimento em projetos e de como sua contribuição afetou os resultados finais.

Vale destacar, no entanto, que o profissional de TI deve evitar jargões muito técnicos se ele estiver conversando com uma pessoa de outra área, como recursos humanos, para não ser mal compreendido.

5.       Cuide de sua imagem nas redes sociais

Assegure-se de ter um perfil atualizado e completo na rede social LinkedIn. Ao mesmo tempo, visite sua página no Facebook ou no Twitter para apagar fotos ou comentários que possam afetar sua imagem profissional.

Além disso, faça uma busca do seu nome no Google para visualizar que tipo de texto, imagem, vídeo, entre outros, aparece. Isso porque, de forma geral, as empresas fazem esse tipo de busca na hora em que vão realizar uma contratação.

sábado, 19 de março de 2011

Quer se tornar o novo GeekGuru da Intel?

Campeonato vai escolher três pessoas que poderão responder pela Intel por um trimestre e, de quebra, levar um laptop Core i7 para casa!



O Geek Guru é uma daquelas misturas de brincadeira e promoção que vale a pena conferir. Promovido pela Intel, quem se sair melhor nas respostas a diferentes charadas virtuais leva para casa um computador top de linha, equipado com processador Core i7.

"Esse game tem várias fases que focam em tecnologia, mistérios e enigmas. Enquanto jogam, os usuários vão entendendo quais os benefícios dos novos processadores da Intel, o Core i3, Core i5 e Core i7", afirma a Gerente de Marketing da Intel, Denise Pereira.

Levar um super notebook para casa já é bom. Mas, os primeiros colocados no concurso têm mais um prêmio: serão transformados em embaixadores da tecnologia.

"Esses três vencedores, que serão chamados de os 'Geek Gurus' da Intel, durante um trimestre poderão falar em nome da Intel nas redes sociais. Serão nossos porta-vozes nas redes sociais", explica Denise.

Se você quer participar, não perca a oportunidade: o site com o regulamento e com as primeiras atividades já está no ar, basta clicar no link no início dessa matéria. Boa sorte!

Carreira digital: o que as empresas procuram nos candidatos?

Na segunda reportagem da série, descubra o que o mercado procura em profissionais digitais e como acelerar sua carreira.

CPM abre 200 vagas de estágio em tecnologia

Empresa oferece 135 oportunidades para estudantes de nível superior e 65 para candidatos de escolas técnicas de 6 estados brasileiros.

 A prestadora de serviços de TI CPM Braxis Capgemini está recrutando 200 estagiários em 6 estados brasileiros (Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). De acordo com a companhia, 135 vagas serão para estudantes de nível superior e as demais 65 têm como foco os alunos de escolas técnicas.

Quanto ao perfil dos candidatos, a empresa busca pessoas em cursos relacionados à tecnologia, que tenham disponibilidade para uma carga horária de trabalho de 30 horas semanais. No caso dos estudantes de nível superior, só podem se candidatar as pessoas que estejam no penúltimo ou último ano do curso. Enquanto que no caso dos alunos técnicos, precisam estar matriculados no último ano.

O programa de estágio na CPM tem duração de um ano, com possibilidade de efetivação de acordo com os resultados apresentados. Nesse período, os estagiários recebem uma bolsa-auxílio, vale-refeição, vale-transporte, assistência médica e odontológica e seguro de vida.

Os interessados em concorrer a uma das vagas de estágios devem enviar o currículo para a empresa até 15 de maio, pelo portal www.cpmbraxis.com/programadeestagio na área de “Junte-se a Nós”.

Mercado de trabalho: diminui tempo para recolocação no Brasil

Curriculum.com.br mostra que, hoje, 57,30% das pessoas conseguem um emprego em até três meses. Há alguns anos, isso dependia do salário.

   Um levantamento realizado pelo site de recrutamento de profissionais Curriculum.com.br aponta que, hoje, as pessoas demoram menos tempo para achar um novo emprego no Brasil, do que há alguns anos.

   Segundo o relatório, hoje, mais de 45% dos profissionais com faixa salarial entre R$ 2 mil a R$ 3 mil levam entre 30 dias a 60 dias para conseguir um novo emprego. O que fica bem abaixo da média anterior, na qual o tempo de recolocação era diretamente proporcional ao salário, ou seja, uma pessoa que ganhasse R$ 1 mil demoraria um mês para achar um novo emprego, já quem tivesse uma remuneração de R$ 2 mil precisaria esperar dois meses, em média, e assim por diante.

   No blog da Curriculum.com.br, a empresa informa que a pesquisa, realizada com milhares de profissionais, detectou que 33,20% das pessoas que se inscreveram no site para buscar um novo emprego conseguiram se recolocar no mercado em um mês. Além disso, disso, a maioria dos candidatos (57,30%) foi contratada em até 90 dias.

Atalhos de teclado no Twitter: Aprenda a utilizá-los

O Twitter tem um recurso de atalhos de teclado dentro de seu sistema desde 2010, mas são poucos os que realmente usam e sabem da existência deles.

Depois do lançamento do novo layout do Twitter, algumas funcões da rede, como ver simples mensagens particulares, ficou menos evidente para alguns usuários. Uma dica para esses momentos em que o caminho se tornou mais difícil é o uso das teclas de atalho. Com apenas um clique (ou dois, dependendo do caso), você pode ser direcionado para a página que quiser e facilitar a navegação pelo site.

Veja a lista com os atalhos mais úteis da rede social:
  • N: postar um tuíte (funciona em qualquer página)
  • R: responder tuíte selecionado
  • T: retuitar (funciona apenas em páginas de outras pessoas)
  • M: enviar mensagem (não completa destinatário automaticamente)
  • /: mover cursor para a caixa de busca
  • .: move para o topo do página
  • G e depois H: ir para a página principal (twitter.com)
  • G e depois R: ver as menções ao seu nick
  • G e depois M: ver mensagens destinadas a você
  • G e depois P: ir para o seu próprio perfil (twitter.com/seu_login)
  • G e depois U: ir para outros perfis (chama uma caixa de diálogo)
  • ?: ver a lista completa de atalhos
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Mudar o Mundo



  A ideia é bastante simples: doar coisas para pessoas que estejam perto de você. Seja um abraço ou uma hora de trabalho voluntário, o site aceita doações de qualquer parte do mundo e de qualquer coisa que se possa imaginar. O esquema é fácil: basta entrar, escrever na caixinha o que você quer doar, dizer onde você está e clicar em “Doar este item agora”. Aí é só cadastrar seus dados pessoais, como email e senha, e pronto, você já está contribuindo com a mudança do mundo.

  Agora, as pessoas que estão próximas de você e que tiveram interesse pela sua doação podem entrar em contato para receber o item. Caso você esteja procurando por algo, também é possível buscar doações de outros usuários. Para isso, vá em “Procurar” e escolha um item da lista. Aí é só clicar em “Disponível”, descobrir onde aquele item se encontra no mapa e, caso você tenha como resgatar, clique em “Quero receber essa doação”. É importante lembrar que tudo só funciona porque os próprios usuários se comprometem a buscar os itens onde os doadores estiverem.

  A página ainda mostra quantos itens foram doados, grau de generosidade das pessoas e doações feitas no último mês. Como a página ainda é recente, não existem muitos itens cadastrados, mas já começou a aumentar. Se você gostou da ideia e está disposto a contribuir, clique no link que acompanha esta matéria, doe alguma coisa e entre nessa onda de generosidade digital.

Fonte: OlharDigital.com.br

sexta-feira, 18 de março de 2011



A Digital Max traz uma novidade para esta páscoa: O Sorteio Eletrônico.

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