terça-feira, 28 de junho de 2011

Depoimento de um aluno satisfeito!

O CDP Digital Max é um ótimo centro de formações. Sei disso porque eu mesmo estive lá, tendo uma seqüência de aprendizados (desde o básico até os mais profundos fundamentos de montagem e manutenção), altamente benéficos e rentáveis! A equipe é altamente qualificada, todos os funcionários são destaques de competência, atitude e educação. Como tive aula com professores maravilhosos, não posso deixar de reconhecer todos pelo bom trabalho, mas um marcante foi o Yuri Fontenla. Muito engraçado, amigo e sério quando necessário, realmente sabe ser um professor.

O curso? Parece longo, mas com a interação e a habilidade dos professores, passa rapidinho. Com isso, você aprende bastante e pode sair do curso "fazendo dinheiro" com o que aprendeu. Eu pessoalmente faço, depois que aprendi Photoshop.

O material também tem papel fundamental, muito bem feito, organizado e idealizado em linguagem simples para a fácil compreensão.

Abraços para o CDP e sucesso.

De um sempre aluno.
Mateus Martins do Nascimento

terça-feira, 21 de junho de 2011

Para não perder mais: software avisa quando usuário esquece pen drive conectado

USB Alert emite som e exibe aviso para lembrar de dispositivos USB conectados ao PC quando ele é desligado


Se você é daqueles esquecidos que nunca se lembra de desconectar o dispositivo USB e, por isso, muitas vezes deixa o pen drive para trás quando sai da frente do computador, seus problemas acabaram.  O software USB Alert, para Windows, lembra que há dispositivos USB conectados ao computador antes de desligá-lo ou fazer logoff.


O programa mostra uma tela e emite um som de alerta toda vez que o usuário tentar desligar o PC com algum dispositivo conectado. É claro que é possível simplesmente ignorar o aviso e desligar a máquina do mesmo jeito, mas só de lembrar que há algo conectado já deve ajudar muita gente.

O USB Alert é gratuito e pode ser baixado pelo site oficial do software.

Bibliotteca Circular no Digital Max!

Atenção para o Feriado!

sábado, 18 de junho de 2011

Prêmio de inovação tecnológica: Finep abre inscrições

Iniciativa deve premiar projetos de produtos, processos, metodologias ou serviços inovadores criados por empresas e inventores

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) abriu inscrições, em seu site, para o Prêmio de Inovação 2011. O objetivo é premiar empresas, ICTs (Instituições Científicas e Tecnológicas) e inventores que tenham criado projetos inovadores, já aplicados no Brasil ou no exterior.

Para participar do prêmio, um dos requisitos é que o projeto – que pode envolver um produto, processo, metodologia e/ou serviço inovador – já esteja no mercado há pelo menos três anos. Além disso, os interessados precisam se encaixar em uma das categorias do prêmio, que terá uma etapa regional e outra nacional.

A etapa regional contempla cinco categorias: Micro/Pequena empresa; Média Empresa; Instituição de Ciência e Tecnologia; Tecnologia Social e Inventor Inovador. Já a fase nacional contempla também duas categorias especiais, a de Grande Empresa e de Inovar.

Quanto à premiação, o vencedor de cada categoria receberá um troféu e recursos financeiros para futuras iniciativas de inovação. Além disso, terão direito a participar de um workshop sobre propriedade intelectual e elaboração de projetos.

As inscrições para o prêmio serão realizadas até o dia 14 de outubro de 2011, por meio do site do Finep, onde estão detalhadas as regras e as informações a respeito do prêmio. A única exceção é a categoria especial Inovar, que receberá inscritos entre 2 de setembro a 6 de outubro.

Em 2011, o prêmio recebeu 885 inscrições de todo o Brasil. Entre os vencedores, a Softwell Solutions em Informática (BA) recebeu o troféu da categoria Pequena Empresa; o C.E.S.A.R. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) foi escolhido a melhor Instituição de Ciência e Tecnologia; a Treetech Sistemas Digitais (SP) venceu entre as Médias Empresas; e Julio Abel Segalle (SP) foi eleito o Inventor Inovador.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Fazer seu currículo já não é mais tão complicado e demorado. Basta preencher os campos com seus dados.

Elaborar um bom currículo, com informações objetivas e bem organizadas, é uma tarefa árdua para algumas pessoas. Alguns não sabem se estão exagerando na quantidade de dados, outros acreditam estar omitindo muitas informações. Para acabar com o problema, baixe o Curriculum e nunca mais se preocupe em lembrar dos campos necessários para preenchimento, pois o Curriculum limita a quantidade de informações presentes no documento.

Depois de fazer o download, extraia o arquivo ZIP e proceda com a instalação, que demora apenas alguns segundos. Já na tela inicial você verá os campos para preenchimento dos seus dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, endereço, telefones para contato e outros.

Clicando na aba “Experiências Profissionais”, você pode preencher os dados dos seus três últimos empregos — que inclusive é o número máximo que você deve preencher, pois não há necessidade de mais que isso. Na aba “Escolaridade”, você deverá detalhar as suas informações acadêmicas, preenchendo nos campos os dados do seu último título. Por exemplo: se você terminou seu mestrado, preencha os dados dele, omitindo tudo que tiver vindo antes disso.

Utilize a aba “Cursos” somente para aqueles que você tiver feito extracurricularmente. Há espaço para até três cursos. Se quiser, você pode inserir sua foto, para o caso da empresa que você está se candidatando pedir. Faça isso clicando na aba “Foto”. Por fim, utilize a aba “Informações” para inserir dados de documentos como CPF, identidade e outros.

Elaborando um bom currículo

Não ande na corda bamba* É importante ressaltar que raramente uma empresa solicita dados de documentos em seu currículo. Outras até não gostam que estas informações estejam presentes. Portanto, só insira fotos e números de documentos se a empresa solicitar expressamente. Quando uma vaga de emprego está em jogo, todo cuidado é pouco e os mínimos detalhes devem ser observados. Afinal, não é somente na entrevista que você é avaliado, mas desde a leitura do currículo.

* Outro detalhe a ser lembrado é que esse tipo de currículo é genérico. Ou seja, vagas que necessitem de informações mais específicas, como idiomas falados, currículo Lattes, títulos específicos, habilidades extras e outros. O recomendável é utilizar o programa somente para geração de currículos de nível médio ou, no máximo, graduação, pois vagas com pré-requisitos de maiores de escolaridade precisarão dos dados citados acima.

Quando terminar de preencher seus dados, clique no botão “Gerar Curriculo”. Uma janela será aberta após alguns segundos, contendo os dados preenchidos, já formatados. Para imprimi-lo, clique no botão com o desenho de uma impressora. Voltando ao programa, você pode clicar no botão “Limpar Campos” para começar o preenchimento novamente.

Você também pode salvar o documento no formato QuickReport (QRP), Arquivo de texto (TXT), Valores separados por vírgula (CSV) ou como página da Web (HTM). Infelizmente não é possível salvar diretamente no formato DOC ou PDF.

-Salva curriculos em PDF e HTML
-Com atualização automatica
-Nao imprime os campos deixados em branco
-Pode escolher cor e estilo do curriculo
-Tira foto com web cam
- e muito mais

Link para download: Clique aqui

terça-feira, 7 de junho de 2011

Ciberbullying: você sofre desse mal?

Esse tipo de agressão física e psicológica já virou caso de polícia. Veja o que é possível fazer caso você sofra desse mal.



Site - Delegado José Mariano

Como deverá funcionar o iCloud da Apple?

Segundo profissionais, o serviço será baseado em assinaturas e deverá usar o data center da empresa, na Carolina do Norte

Segundo o jornal The New York Times, a empresa deu poucos detalhes sobre o serviço, mas analistas de mercado acreditam que o iCloud deve permitir que usuários tenham acesso a músicas, fotos e vídeos por meio da internet e em vários dispositivos da Apple, sem a necessidade de sincronização. Na verdade, o serviço deverá ser uma versão do iTunes baseada na computação em nuvem com novos recursos.

O iCloud chega em meio a acordos entre a Apple e as gravadoras, que serão as grandes responsáveis para que este tipo de serviço vá para frente. A empresa assinou contratos com a Sony, EMI e Warner, mas ainda está em negociação com a Universal Music Group, a maior das quatro gravadoras. Embora a Amazon e o Google tenham lançado, recentemente, serviços de música semelhantes, o iCloud da Apple promete ser superior, segundo analistas. Isso porque tanto o Google como a Amazon não conseguiram licenças das gravadoras.

Aparentemente, a Apple vai usar seu data center de US$ 1 bilhão na Carolina do Norte, Estados Unidos, para armazenar o iCloud. De acordo com fontes próximas à empresa, o novo serviço ainda deve incluir recursos remodelados do MobileMe.

O anúncio da companhia de Steve Jobs foi feito de maneira incomum. Normalmente, a empresa sempre se esforça em manter todos os detalhes sobre novos produtos em segredo até que sejam formalmente revelados. Além disso, aparentemente a Apple não anunciará o iPhone 5 que, tradicionalmente, chega em um ciclo anual.

A próxima versão do iPhone deverá ser lançada em setembro ou outubro. O novo smartphone pode vir com chip Qualcomm, que permitirá trabalhar com quase qualquer operadora de celular.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Microsoft exibe interface do Windows 8

O sistema operacional, que possui fortes semelhanças com o Windows Phone 7, será compatível com tablets e desktops

A Microsoft exibiu imagens do seu novo sistema operacional, o Windows 8, durante a Conferência D9 promovida pelo AllThingsDigital na Califórnia, Estados Unidos. De acordo com Steve Sinofsky, presidente da divisão Windows e Windows Live, o mesmo sistema será compatível com tablets e desktops, fazendo uma interface otimizada para que tudo possa ser facilmente controlado com as mãos.

Como é possível ver na imagem acima, o Windows 8 possui fortes semelhanças com o Windows Phone 7, exibindo os famosos "ladrilhos" com informações atualizadas e tarefas do dispositivo. Também há a opção clássica do Windows, com a barra de tarefas em evidência e ícones na tela.

Já os aplicativos do sistema serão desenvolvidos em HTML 5 e Java. Os mais antigos serão atualizados para receber a opção de comando via touchscreen. Para que os usuários adquiram os apps, a Microsoft oferecerá uma loja online.

Novas informações sobre o Windows 8 serão dadas em setembro deste ano durante a PDC (Professional Developers Conference) na Califórnia, Estados Unidos. O sistema operacional ainda não possui data oficial de lançamento, mas está previsto para 2012.

Internet criou 2,6 novos empregos para cada vaga que fez desaparecer

Dados fazem parte do relatório da McKinsey, o qual aponta que o Brasil ainda está na fase inicial de amadurecimento do setor

Um relatório que acaba de ser divulgado pela consultoria McKinsey aponta que a disseminação da internet contribuiu para um aumento das vagas de trabalho no mercado mundial. Para chegar a essa conclusão, o estudo analisou o impacto da web na economia de 13 países – as oito nações mais ricas do planeta, além de Brasil, China, Coreia do Sul, Índia e Suécia.

Segundo o estudo, que ouviu 4,8 mil pequenas e médias empresas de diversos segmentos e países, foram criadas 2,6 novas vagas de emprego por conta da internet, para cada 1 posto de trabalho que despareceu graças à web.

Outra constatação da McKinsey é de que a internet tem contribuído fortemente para a economia dos 13 países consultados no estudo. Em média, o setor responde por 3,4% do PIB (Produto Interno Bruto) dessas nações, representando uma fatia maior do que segmentos tradicionais, como agricultura ou energia. E as projeções indicam que, nos últimos cinco anos, os negócios na web responderam por 21% do crescimento do PIB nos mercados desenvolvidos.

Quanto às empresas que têm obtido mais benefícios desse avanço da internet, o levantamento aponta que 75% dos resultados são gerados por companhias que atuam em setores tradicionais e não estão ligadas a novas tecnologias.

A McKinsey cita também que os Estados Unidos são hoje o responsáveis por mais de 30% de todas as receitas geradas pela internet. Enquanto que o Brasil corresponde por cerca de 1% e é considerado um país em estágio inicial de desenvolvimento do setor, mas com alto potencial de crescimento.

Trabalho a distância: nove dicas para aumentar a produtividade

Especialista ensina como, a partir de mudanças simples, os profissionais podem tirar os melhores resultados do home office


Um número crescente de profissionais troca o ambiente do escritório pelo chamado home office (trabalho em casa). Os benefícios são muitos, entre eles, a possibilidade de fugir do trânsito, ter um horário mais flexível e conseguir passar mais tempo com a família. No entanto, Nellie Akalp, CEO da CorpNet.com – consultoria que ajuda pequenas empresas e empreendedores – alerta que essa modalidade exige cuidados, em especial, para garantir a produtividade dos profissionais.

Em artigo para o Mashable, Nellie dá nove dicas para os profissionais que trabalham em casa, com o intuito de ajudá-los a não perder a produtividade e, assim, só tirar os benefícios do home office:

Dica 1: Respeite seu tempo
“Quando você trabalha no escritório, a família e os amigos respeitam, naturalmente, seus horários. Mas quando você está trabalhando de casa, inevitalmente, receberá ligações [pessoais] às 11 horas da manhã ou terá de lidar com problemas cotidianos”, alerta a especialista. Segundo ela, para evitar que isso interfira na produtividade do trabalho, é importante estabelecer alguns limites e, principalmente, respeitar uma agenda de compromissos diários profissionais.

Dica 2: Imponha limites de tempo para tarefas específicas
Nellie destaca que, em casa, é fácil perder o foco e se distrair, em especial, se a tarefa for desafiadora ou chata. Quando o profissional percebe que isso está acontecendo, ela sugere que ele estabeleça que gastará apenas mais 15 minutos naquela atividade. “Saber que uma ação está chegando ao fim injeta uma nova energia ao projeto. Se não, mude para algo diferente e retorne quando você estiver mais disposto”, pontua.

Dica 3: Estabeleça bem os prazos
“Você fica ultra produtivo quando a tarefa tem um prazo apertado, mas pode levar horas para finalizar uma simples ação?”, questiona a CEO da Corpnet.com. Se a resposta a pergunta for ‘sim’, isso significa que o profissional trabalha melhor sob pressão e, portanto, precisa estabelecer prazos curtos para entrega de todas as suas atividades.

Dica 4: Desconecte-se por algumas horas
O mundo digital oferece uma série de distrações. Além das redes sociais, os e-mails e os sistemas de mensagens instantâneas acabam consumindo boa parte das horas diárias, sem que os profissionais percebam. Assim, Nellie sugere que as pessoas que trabalham de forma remota desliguem o telefone e todos os recursos de comunicação durante algumas horas para se dedicar exclusivamente ao trabalho.

Dica 5: Estabeleça uma área de trabalho
Quando se fala em home office, o ideal é ter em casa uma área dedicada ao ‘escritório’ e que, de preferência, tenha uma porta que possa ser fechada para evitar distrações. “Criar limites não só ajuda a ser mais produtivo no trabalho, mas também permite desligar-se durante as horas de lazer”, pontua.

Dica 6: Mude de ambiente
“Se você acha que um trabalho não está fluindo, mude de ambiente”, ressalta a especialista. “Vá trabalhar em uma cafeteria por uma hora ou faça um ‘brainstorm’ no parque”, acrescenta. Segundo ela, essa mudança de cenário favorece novas ideais e traz mais inspiração.

Dica 7: Faça uma auditoria de tempo
Para quem trabalha sem uma pressão por horários específicos, é importante saber como, exatamente, foi gasto o tempo de trabalho. Ao realizar uma auditoria de quantas horas foram gastas para cada atividade, o profissional consegue perceber como ele pode ser mais produtivo, ao fazer pequenos ajustes no cotidiano.

Segundo Nellie, soluções simples, como reduzir as idas diárias ao supermercado ou buscar novos formatos de comunicação com os clientes, podem fazer bastante diferença nas horas trabalhadas no final do mês.

Dica 8: Crie uma lista de tarefas
A CEO conta que o ideal é montar uma lista de tarefas que precisam ser entregues no dia, na semana e no mês. Assim, antes de começar a rotina de trabalho, o profissional pode checar suas obrigações e estabelecer os objetivos diários. “Tente manter sua lista o mais realista e organizada possível. Nada pode roubar mais sua motivação do que se deparar com tarefas ambiciosas e que são impossíveis de cumprir”, explica.

Dica 9: Controle as paradas de trabalho
Quando as pessoas trabalham em casa ou no escritório é praticamente impossível ficar focado no trabalho por horas a fio. As paradas são algo necessário. No entanto, quem atua em home office deve administrar esse tempo livre para evitar que ele prejudique a vida profissional e pessoal.

O segredo está em equilibrar o tempo necessário para entregar as tarefas profissionais com atividades que ajudem a repor energias, como passear com o cachorro, almoçar com um amigo, entre outras. “Você não só ficará mais feliz, como mais produtivo também”, conclui.

Redes Wi-Fi mais velozes devem surgir em 2012 e 2013

O IEEE está trabalhando nas velocidades de 1 e 7 Gbps em 2 novas versões de redes


Com a evolução da internet e o aumento da velocidade no tráfego de dados, é necessário que os equipamentos também acompanhem esse processo. E os roteadores, que, até então, atingem velocidades máximas de 450 Mbps, precisarão ficar ainda mais rápidos. Por isso, dois novos protocolos Wi-Fi, que vão permitir transferências de dados sem fio com mais velocidade, devem começar a surgir em 2012 e 2013.

Segundo o site Cnet, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) está trabalhando na versão 802.11ac, de 1 Gigabit por segundo, e na 802.11ad, de 7 Gigabits por segundo. De acordo com o site, a versão de 1 Gigabit também está sendo desenvolvida paralelamente, porque o padrão 802.11ad , de 7 Gigabits, "ilumina" uma área muito menor com o sinal. Portanto, os 2 modelos, mesmo com velocidades bastante diferentes, podem se tornar complementares no futuro.

Os novos protocolos que vão permitir a transferência de dados sem fios com mais velocidade ainda nem foram aprovados, mas prometem chegar de mansinho. De acordo com o site, o IEEE acredita que 1 bilhão de dispositivos trabalhando com as versões 802.11ac e 802.11ad deverão ser lançados até 2015.

Os 4 profissionais de TI mais demandados por grandes empresas no País

Analista considera que existe dificuldade em encontrar pessoas capacitadas tecnicamente, que entendam de negócios e conheçam outras línguas

Um levantamento informal realizado pela consultoria em recursos humanos Desix – especializada em recrutamento, seleção e retenção dos profissionais de TI – aponta que, hoje, as grandes empresas instaladas no Brasil têm demandado, com mais frequência, quatro perfis específicos de pessoas para integrar a equipe de tecnologia. Os cargos mais procurados são arquiteto SOA, arquiteto de mobilidade, gerente de segurança da informação e gerente de projetos.

“A demanda reflete o movimento do próprio mercado”, considera o diretor operacional da Desix, André Assef. Ele cita que os acordos de fusão e aquisição das empresas, assim como a necessidade de ter serviços e sistemas em múltiplas plataformas justificam esse cenário.

Só no caso da Desix, Assef relata que, atualmente, a consultoria tem em mãos cerca de 30 vagas em aberto para profissionais com perfis relacionados a essas áreas mais demandadas pelas grandes corporações. “Mas temos muita dificuldade de encontrar bons profissionais para preenchê-las”, ressalta.

Ele conta que as principais dificuldades em relação ao perfil dos candidatos está em achar profissionais com as qualificações técnicas necesssárias, que entendam de negócios e que tenham conhecimento de línguas estrangeiras.

Assef aponta ainda que o próprio cenário da educação em TI no Brasil não favorece a formação da mão de obra. “Por um lado, existe uma queda na procura por cursos relacionados à tecnologia. Além disso, a formação oferecida por algumas faculdades deixa a desejar”, considera o especialista. Se não bastasse isso, ele conta que muitos dos bons profissionais disponíveis no mercado brasileiro têm optado por uma carreira internacional, o que reduz ainda mais a oferta de pessoas qualificadas no País.

Quanto às exigências para ocupar as vagas de TI demandadas por grandes empresas, o diretor operacional cita que, em todos os casos, as organizações exigem, no mínimo, a formação universitária, conhecimento de língua estrangeira e conhecimentos técnicos. A seguir, visualize as competências específicas para cada uma das quatro vagas citadas pela Desix:

Arquiteto SOA

Competências desejadas: Conhecimento profundo em soluções SOA (arquitetura orientada a serviços) e visão de diversas tecnologias, como Java, Oracle, Integração, Weblogic, SAP, BI, cliente-servidor, sistemas distribuídos baseados em internet, metodologias de desenvolvimento, controle de qualidade e práticas de performance.

Arquiteto de mobilidade

Competências desejadas: conhecimento e experiência em integração de aplicações corporativas com dispositivos móveis (Apple iOS, Symbian, Windows Mobile, Blackberry e Android).

Gerente de Segurança da Informação
Competências desejadas: Entendimento dos Padrões e Normativas ISO/IEC 27001, 27002, 27005, ISO Guide 73, Nist 800-30, Sarbanes Oxley (SOX), Cobit e ITIL.

Gerentes de Projetos

Competências desejadas: Certificação PMP