quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

As tendências para 2012 no mundo da tecnologia

Realidade aumentada, Ultrabooks, mudança no mundo das redes sociais e guerra entre as fabricantes de chips estão na lista

Em 2011, vimos a criação de diversas novas tecnologias e o aperfeiçoamento das já existentes. Já 2012 pretende ser melhor ainda, por isso, o Mashable fez uma lista com as principais tendências no mundo da tecnologia.

A primeira delas é a Realidade Aumentada. No começo, ela só era encontrada em alguns poucos lugares e ferramentas, mas, hoje, já podemos vê-la em games, aplicativos e até em carros e lentes de contato. O ponto forte dessa tecnologia é seu poder de misturar o mundo virtual com o real.

Por exemplo, ao invés de olhar para seu apartamento, você pode vê-lo através de seu smartphone, enquanto luta com seus inimigos em um game de realidade aumentada. Segundo uma pesquisa da Visiongain, 25% de todos os apps terão essa função. Então, será o seu ano para testar e aproveitar o que essa tecnologia tem a oferecer.

Os Ultrabooks são outra grande promessa de crescimento para 2012. Os ultrafinos, ultrarrápidos e ultraelegantes notebooks já existem, mas parece que terão sua verdadeira ascensão no ano que vai entrar.

Esses novos produtos marcarão presença por sua potência como computadores. Eles têm todas as vantagens de um notebook, como um teclado, que faz falta em um tablet, mas com componentes mais potentes. Não a toa que diversos especialistas dizem que, quando você utilizar um ultrabook pela primeira vez, sua concepção sobre computadores vai mudar completamente.

As redes sociais também entram no jogo. O site sugere que haverá uma mudança social/digital em 2012. Isso porque iremos repensarmos nossas vidas digitais, redefinindo regras de conteúdos, direitos autorais e interações sociais.

Por fim, a guerra entre as fabricantes de chips móveis poderá se intensificar no próximo ano. A Intel, segundo o Mashable, não está muito presente nesse mundo, mas isso pode mudar em 2012 com a chegada do Medfield. Este mês, a fabricante mostrou protótipos de aparelhos com sistema operacional do Google, o Android 2.3 (Gingerbread), e afirmou que os produtos baseados no novo processador deverão aparecer na metade de 2012. Ou seja, esse mercado pode pegar fogo no próximo ano.

E você, o que acha que vai bombar em 2012?

Ganhador da Cesta de Natal 2011

Parabéns ao alunos Leonardo Afonso Fagundes!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Fotos do Torneio Interescolar 2011

O Torneio Interescolar aconteceu em 11 de dezembro de 2011 em Nova Iguaçu e contou com a presença de mais de 300 alunos das três unidades do Rio de Janeiro.

Clique sobre a imagem para ver as fotos dos jogos.

Torneio Internescolar 2011

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

LibreOffice recebe prêmio dos leitores do Linux Journal

O LibreOffice foi reconhecido como o melhor pacote de escritórios e como o melhor novo projeto de código aberto pelos leitores do Linux Journal.

Ao descrever o prêmio de melhor pacote de escritórios, a matéria destacou o nascimento do projeto como um fork do OpenOffice.org. O resultado positivo para os usuários foi o aumento do número de desenvolvedores e o rápido lançamento de atualizações e novas funcionalidades.

Segundo a avaliação do Linux Journal, o prêmio de melhor projeto de código aberto (destinado aos projetos lançados em 2010 ou 2011) também foi dado pelos mesmos motivos.

A forte lembrança do LibreOffice deriva, também, do espaço deixado pelo OpenOffice.org. Agora como Apache OpenOffice, o projeto passou a maior parte de 2011 organizando sua nova estrutura. Para 2012, ambos os projetos competirão pela preferência dos usuários do formato OpenDocument.

Fontes:
http://www.linuxjournal.com/slideshow/readers-choice-2011?page=9
http://www.linuxjournal.com/slideshow/readers-choice-2011?page=43

Fonte: OpenDocument.com.br

Deputada Manuela D'Ávila deu parecer pela aprovação dos PLs de Software Livre e Padrão Aberto de Documentos

A Deputada Federal, do PC do B RS, Manuela D'Ávila tem sido um dos parlamentares no Congresso Nacional, que apoiam fortemente o Software Livre no Brasil e na Comissão CCTIC, na Câmara dos Deputados, como Relatora do Projeto de Lei 2299/1999, de autoria do Senador Walter Pinheiro - PT BA e vários outros PLs apensados, um deles o PL 3070, de autoria do Deputado Federal PT-SP, Paulo Teixeira, sobre Padrões Abertos de Documentos - ODF Open Document Format (Norma internacional (ISO/IEC 26300) e norma brasileira da ABNT (NBR ISO/IEC 26300).




Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) 
  • Apresentação do Parecer do Relator n. 1 CTASP, pela Deputada Manuela D'ávila (PCdoB-RS). Inteiro teor (segue também abaixo)
  • Parecer da Relatora, Dep. Manuela D'ávila (PCdoB-RS), pela aprovação deste, dos PLs nºs 3.051/20, 4.275/01, 2.152/03, 3.280/04, e do 3.070/08, apensados, na forma do substitutivo apresentado na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Infomática (CCTCI) com emenda, e pela rejeição do PL nº 7.120/02, apensado, e da emenda apresentada na CCTCI . Inteiro teor (segue também abaixo)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ubuntu 12.04 alfa 1 é liberado

Acabou de ser lançada a versão alfa do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin. Esta versão não é recomendada para ambientes de produção, por ser uma versão alfa com diversos bugs.

Essa versão não conta com grandes novidades mas há algumas mudanças e atualizações que merecem destaque:
  • Tomboy, Banshee e Gbrainy foram removidos.
  • Rhythmbox volta a ser o reprodutor de música padrão. Ainda não tem o plugin “ubuntu one music store” e ainda necessita ser portado para GTK3.
  • Foram incluídas as versões beta do Firefox 9 e Thunderbird 9.
  • O kernel do linux foi atualizado para a versão 3.2.0-2.
  • Lubuntu mudou para o ligthdm.
  • A central de programas do Ubuntu agora suporta múltiplos screenshots.
DOWNLOADS:

Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação?

Descubra as diferenças entre os três principais cursos de graduação em TI. Também conheça os tecnólogos, que têm menor duração.