terça-feira, 27 de novembro de 2012

GARANTA JÁ SUA VAGA!



ATENÇÃO GALERA, AS INSCRIÇÕES PARA CFI AINDA ESTÃO ABERTAS, GARANTA JÁ A SUA VAGA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES.

O SEU FUTURO PROFISSIONAL COMEÇA AQUI, NA DIGITAL MAX.

FORMANDOS 2012



A Digital Max unidade de Niterói parabeniza nossos alunos formandos 2012, que provaram com muito trabalho, esforço e dedicação, a concretização do inicio de suas carreiras profissionais.  Nos funcionários e colaboradores da Digital Max desejamos sucesso, e com muito carinho e a certeza de um dever cumprido, e nos disponibilizamos a prestação de ajudas futuras. Nossa escola sempre estará de portas abertas para vocês.









quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Organização Meteorológica Mundial alerta para novo recorde de gases de efeito estufa



  Os principais gases causadores do aquecimento do planeta registraram novos máximos em 2011, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM), publicados nesta terça-feira (20/11/2012) em Genebra.

"Ainda que pudéssemos parar de um dia para o outro as emissões, a concentração atual seguirá tendo efeitos durante séculos" no planeta, declarou em uma coletiva de imprensa Michel Jarraud, secretário-geral da OMM.

As últimas análises da OMM, publicadas em seu Boletim sobre Gases de Efeito Estufa, mostram que as frações de dióxido de carbono (CO2), de metano (CH4) e de óxido nitroso (N2O) alcançaram novos máximos em 2011. Estes três gases são os principais causadores do aquecimento do planeta.

O dióxido de carbono, gás de origem humana mais importante, é o principal responsável por esta contaminação atmosférica. Sua concentração na atmosfera aumentou no ano passado 2,0 ppm (partes por milhão), quando subiu 2,3 ppm em 2010.
Este aumento é superior à média dos anos 1990 (1,5 ppm), embora corresponda à média dos 10 últimos anos (cerca de 2,9 ppm/ano), escreve a OMM.
Desde o início da era industrial, em 1750, cerca de 375 bilhões de toneladas de carbono foram emitidas na atmosfera na forma de CO2, segundo as estatísticas da OMM.
"Estes bilhões de toneladas de CO2 adicionais em nossa atmosfera ficarão durante séculos e aquecerão ainda mais nosso planeta, e isso terá repercussões em todos os aspectos de vida na terra", declarou Michel Jarraud, secretário-geral da OMM.
O CO2 é responsável por 85% do aquecimento global registrado nos 10 últimos anos.
Cerca da metade do CO2 permanece na atmosfera e o resto é absorvido por "poços de carbono", ou seja, os oceanos e a biosfera terrestre, como as florestas.
"Até agora, os poços de carbono absorveram cerca da metade do dióxido de carbono que as atividades humanas lançaram na atmosfera, mas a situação ameaça mudar", advertiu o funcionário da OMM.
Agora, "os oceanos têm tendência a se acidificar, devido à absorção do dióxido de carbono", e isto "pode ter importantes repercussões na cadeia alimentar oceânica e nos arrecifes de coral".
As florestas novas retêm o carbono durante menos tempo.
As principais fontes de emissão de CO2 são os combustíveis fósseis e as mudanças no uso das terras, como o desmatamento de florestas tropicais.
Em 2011, a concentração de CO2 no mundo chegou a 390 ppm, 40% a mais que na "época pré-industrial" (280 ppm).
O segundo gás de efeito estufa em importância é o metano (CH4). Sua concentração na atmosfera registrou no ano passado um novo máximo: 1813 ppb (partículas por bilhão), ou seja, "259% de seu nível da era pré-industrial".
A concentração deste gás na atmosfera se estabilizou "antes de aumentar novamente a partir de 2007".

O CH4 é formado nas zonas úmidas e procede em 60% das atividades ligadas ao homem (pecuária, cultivo do arroz, combustão de biomassa, dejetos).

Em relação ao terceiro gás de efeito estufa, o óxido nitroso (N2O), sua concentração na atmosfera também registrou um novo recorde em 2011, com um nível de 324,2 ppb, "o que representa uma progressão de 1,0 ppb" em relação a 2010, e um nível de 120% em relação à era pré-industrial.
Em 100 anos, a OMM prevê que o impacto do N2O no clima será "298 vezes superior ao do dióxido de carbono, a emissões iguais".
As emissões de N2O provêm, principalmente, dos oceanos, dos solos, da combustão de biomassa e dos adubos. Este gás desempenha um papel importante na destruição da camada de ozônio que protege o planeta dos raios ultravioletas emitidos pelo sol.

E fica a pergunta:

_ O que nós podemos fazer para reduzir esses efeitos negativos do progresso?

Algo simples, como não jogar papel nas ruas, reduzir o uso de descartáveis (como os famosos copinhos), dar preferência aos coletivos, andar mais de bicicleta, já são atitudes sustentáveis! Precisamos pensar na reação em cadeia: se eu não faço, ensino outras pessoas a também não fazerem!



Pensem nisso!!


Abraços!

Coordenação de Ensino

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Novos poços fazem pré-sal bater novo recorde de produção


  Três novos poços entraram em produção em reservatórios do pré-sal no campo de Baleia Azul, operado pela Petrobras. Um deles já está entre os 30 maiores produtores, com uma média de produção de 15,6 Mboe/d.* Dentre os 13 poços produtores do pré-sal, 8 figuram nessa lista. Os outros 10 poços estão localizadas nos campos de Jubarte (1), Lula (5), Caratinga e Barracuda (1) Marlim Leste (1), Marlim e Voador (1) e Barracuda (1).

Com isso, a produção média nesses reservatórios, atualmente conhecidos como a "menina dos olhos" de empresas brasileiras e estrangeiras, registrou um novo recorde, com 182,6 Mboe/d de petróleo e 5,9 MMm3/d** de gás natural, totalizando 220,1 Mboe/d, que corresponde a um aumento de 8,3% em relação ao mês passado. É o terceiro mês consecutivo que essa produção média fica acima de 200 mil barris de óleo equivalente por dia.

A produção média de gás natural no Brasil foi de aproximadamente 71,7 MMm3/d, um aumento de aproximadamente 9,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. O maior produtor foi o campo de Manati, na Bacia de Camamu (litoral da Bahia), com uma produção média de 6,7 MMm3/d. O aproveitamento de gás natural na fase de produção foi de 94%.

Aproximadamente 89,9% da produção de petróleo e 76% da de gás natural foram explotados de campos marítimos. Cerca de 93,7% da produção de petróleo e gás natural são provenientes de campos operados pela Petrobras. Dentre os 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural, 2 são operados por empresas estrangeiras: Statoil (Peregrino) e Shel (Ostra). O campo de Baleia Azul, que iniciou a produção neste mês, teve média de aproximadamente 23,6 Mboe/d.

A produção de petróleo e gás natural em setembro foi oriunda de 9.059 poços, sendo 778 marítimos e 8.281 terrestres. A plataforma P-56, no campo de Marlim Sul, foi a que mais produziu, com média de 144,4 Mboe/d. 

 Fonte: TN Petróleo

* Milhões de barris de óleo equivalente por dia.
**Milhões de metros cúbicos por dia.