quarta-feira, 29 de maio de 2013

Alunos da Digital Max Visitam a CEDAE

Na última quarta-feira (22), alunos do curso de Petróleo e Gás visitaram as dependências da CEDAE, localizada em Laranjal - SG. Através da atividade extracurricular, os alunos tiveram a oportunidade de visualizar diversos conceitos que são apresentados em sala de aula. 

É a DIGITAL MAX - Aliando teoria e prática na formação profissional do estudante!  




terça-feira, 21 de maio de 2013

Palestra sobre Meio Ambiente foi um Sucesso!




No último dia 17, a Digital Max promoveu, em parceria com a ONG Guardiões do Mar, uma espetacular palestra sobre Meio Ambiente na Biblioteca Pública de Niterói. 

Mesmo com tempo chuvoso, os alunos do curso de Petróleo e Gás da unidade marcaram presença! Para todos os envolvidos no projeto da palestra, a presença de cada um deles foi motivo de muita satisfação. 

A Professora e Coordenadora do curso de Petróleo e Gás, Rita Gullo, acredita que muitos novos eventos como esse acontecerão em breve. "A qualidade dos palestrantes e a boa receptividade dos alunos são os motivadores primários para estarmos desenvolvendo novos projetos. Lembrando que o objetivo dos mesmos é despertar conscientização e apresentar novos conteúdos sobre tópicos que são discutidos em sala- e, mais outros assuntos de extensão de conteúdo."

Agradecimentos especiais a toda equipe Guardiões do Mar, Biblioteca Pública de Niterói (pela saudosa e excelente estrutura) e, de igual forma, a todos da equipe Digital Max Niterói que contribuíram para o sucesso do evento. 



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fica a Dica da Semana Digital Max


DICA DA SEMANA COM O PROFESSOR DE INFORMÁTICA LEONARDO CAVALCANTE

Muitos alunos comentam que a função lógica SE, amplamente utilizada no LibreOffice Calc, seja extremamente difícil. Para quebrar esse paradigma, venho através desse post esclarecer certas questões envolvendo esta importante função. 


Vamos a seguinte situação: uma determinada loja decidiu baixar os preços de alguns itens para venda em um determinado dia. Foi decidido que:


1) Mercadorias com preço acima de R$ 200,00 terão desconto de 30%. 


2) Mercadorias com preço igual ou abaixo de R$ 200,00 terão 20% de desconto. 

Vamos montar a seguinte planilha no LibreOffice Calc. Repare na imagem que destaquei o botão de Assistente de Funções. Já já iremos utilizá-lo.





A sintaxe da função SE é simples: SE (Teste; Valor_então; Valor_senão). No nosso exemplo, ficaria assim: 



Clique na célula C3 e, em seguida, no Assistente de funções. Na aba Categoria, escolha a opção Lógicas. Em seguida, escolha a opção SE. Preencha os quadros: Teste, Valor_então e Valor_senão, indicando as devidas células da planilha e clique em OK. 



Pronto. Agora já temos o valor para o primeiro item. Para os demais, é só clicar na célula C3 e colocar o mouse em cima do ponto que aparece no lado inferior da célula e arrastar até o último item. Mas,repare que somente o primeiro campo ficou com o valor correto. Os demais ficaram zero. Porque? Ahá!

É importante destacar que: quando colamos uma fórmula para uma nova célula, as referências de célula na fórmula se ajustam automaticamente em relação as suas novas localizações para calcularem a mesma fórmula com as informações das novas células. Ou seja, é utilizado o Endereço Relativo. No entanto, algumas situações exigem que a fórmula copiada mantenha fixa as referências de determinada célula. Ou seja, seja utilizado o chamado Endereço Absoluto

Voltando à mesma planilha, apague os resultados que ficaram "zerados". Clique na célula C3. Repare na barra de fórmulas: =SE(B3>200;B3*G2;B3*G3). Dê um clique duplo sobre a mesma célula para que torne-se editável. Vamos fixar primeiro a célula G2, clicando sobre essa referência e teclando Shift + F4. Teremos o seguinte resultado: =SE(B3>200;B3*$G$2;B3*G3). Para finalizar, fixaremos a célula G3, procedendo da mesma forma: =SE(B3>200;B3*$G$2;B3*$G$3). Pronto. Agora os valores de desconto dos demais produtos serão atualizados!

Caso 'pinte' alguma dúvida, deixe um comentário no blog ou, se preferir, estarei a total disposição para discussão sobre o exercício. Até a próxima!

DIGITAL MAX
A Escola que Prioriza Você!


sábado, 11 de maio de 2013

Dia das Mães Digital





Para comemorar o especialíssimo mês de Maio, a Digital Max está promovendo uma gincana que dará prêmios aos alunos e suas respectivas mães!

Para participar, basta criar uma apresentação no LibreOffice Impress relativa ao DIA DAS MÃES. Na apresentação, faça uma linda homenagem a ela, pois ela merece!

É importante destacar que: para estar concorrendo ao prêmio, o aluno terá que possuir frequência máxima nas aulas. Ou seja, não vale faltar!

Data da entrega das apresentações: 30/05/2013

Para mais informações, procure o seu Professor ou a Coordenação de Ensino.

Capriche e boa sorte!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Linux Domina a NASA




Um dos quesitos mais significativos na escolha de um Sistema Operacional é a sua segurança. Devido a ela - dentre outros fatores - a agência nacional americana NASA decidiu efetuar a migração de todos os sistemas dos computadores da Estação Espacial Internacional para o Linux

Além disso, o Linux será o sistema operacional do robô Robonaut (R2), elaborado para assumir certas tarefas dos astronautas.


Fonte: Exame.com


A questão do notório progresso do Linux vai de encontro às questões apontadas pelos alunos a respeito da real utilização do sistema operacional no mercado. É justamente dessa forma que o Linux é utilizado no mundo inteiro: nas principais máquinas, servidores de grandes empresas, etc. 

A importância do "pinguim" tem crescido de forma exponencial. Dessa forma, dominando suas particularidades, o profissional terá grandes chances de estar ingressando/recolocando-se no mercado de trabalho em posição bastante satisfatória. 

Pensando nisso, Digital Max promove o Linux como o primeiro módulo de estudo no curso de Informática. Através da distribuição Ubuntu, o estudante já fica por dentro desse universo que só tende a crescer nos próximos anos. Portanto, não perca tempo! Prepara-se!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Palestra sobre Meio Ambiente agita alunos da Unidade



No próximo dia 17 (sexta-feira), será realizado na Biblioteca Pública de Niterói a IMPERDÍVEL palestra sobre Meio Ambiente, promovida pela Digital Max em parceria com a ONG Guardiões do Mar

Na palestra, serão abordadas questões relacionadas a conscientização humana e diversos aspectos atribuídos, despertando a visão ecológica nos alunos e, além disso, estar aprendendo diversos outros tópicos tão importantes e discutidos mundialmente.

A Professora de Petróleo e Gás da Unidade, Rita Gullo - organizadora do evento -, afirma que a proposta da Digital Max é justamente esta: "...tornar mais íntimo o relacionamento aluno x meio ambiente. Dessa forma, com conhecimento e conscientização, todos saem ganhando. Além disso, as informações que serão transmitidas poderão fazer a diferença na atual ou futura carreira profissional do estudante."

Não perca tempo! 

Garanta sua vaga hoje mesmo!

Digital Max
Priorizando você!

sábado, 4 de maio de 2013

Resultado da Promoção de Abril!

Assista ao vídeo para conhecer a turma vencedora da Promoção de Abril! 
Parabéns!
Digital Max - a escola que prioriza você!