DICA DA SEMANA COM O PROFESSOR DE INFORMÁTICA LEONARDO CAVALCANTE
Muitos alunos comentam que a função lógica SE, amplamente utilizada no LibreOffice Calc, seja extremamente difícil. Para quebrar esse paradigma, venho através desse post esclarecer certas questões envolvendo esta importante função.
Vamos a seguinte situação: uma determinada loja decidiu baixar os preços de alguns itens para venda em um determinado dia. Foi decidido que:
1) Mercadorias com preço acima de R$ 200,00 terão desconto de 30%.
2) Mercadorias com preço igual ou abaixo de R$ 200,00 terão 20% de desconto.
Vamos montar a seguinte planilha no LibreOffice Calc. Repare na imagem que destaquei o botão de Assistente de Funções. Já já iremos utilizá-lo.
A sintaxe da função SE é simples: SE (Teste; Valor_então; Valor_senão). No nosso exemplo, ficaria assim:
Clique na célula C3 e, em seguida, no Assistente de funções. Na aba Categoria, escolha a opção Lógicas. Em seguida, escolha a opção SE. Preencha os quadros: Teste, Valor_então e Valor_senão, indicando as devidas células da planilha e clique em OK.
Pronto. Agora já temos o valor para o primeiro item. Para os demais, é só clicar na célula C3 e colocar o mouse em cima do ponto que aparece no lado inferior da célula e arrastar até o último item. Mas,repare que somente o primeiro campo ficou com o valor correto. Os demais ficaram zero. Porque? Ahá!
É importante destacar que: quando colamos uma fórmula para uma nova célula, as referências de célula na fórmula se ajustam automaticamente em relação as suas novas localizações para calcularem a mesma fórmula com as informações das novas células. Ou seja, é utilizado o Endereço Relativo. No entanto, algumas situações exigem que a fórmula copiada mantenha fixa as referências de determinada célula. Ou seja, seja utilizado o chamado Endereço Absoluto.
Voltando à mesma planilha, apague os resultados que ficaram "zerados". Clique na célula C3. Repare na barra de fórmulas: =SE(B3>200;B3*G2;B3*G3). Dê um clique duplo sobre a mesma célula para que torne-se editável. Vamos fixar primeiro a célula G2, clicando sobre essa referência e teclando Shift + F4. Teremos o seguinte resultado: =SE(B3>200;B3*$G$2;B3*G3). Para finalizar, fixaremos a célula G3, procedendo da mesma forma: =SE(B3>200;B3*$G$2;B3*$G$3). Pronto. Agora os valores de desconto dos demais produtos serão atualizados!
Caso 'pinte' alguma dúvida, deixe um comentário no blog ou, se preferir, estarei a total disposição para discussão sobre o exercício. Até a próxima!
DIGITAL MAX
A Escola que Prioriza Você!