terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Workshop - Reciclando peças de computador

Na última sexta feira (21 de Fevereiro) a turma de informática 6001-H, participou de um workshop que ensinava a usar antigas peças de computador para fazer novos objetos, a turma aprendeu como fazer imãs de geladeira usando teclas de teclado e construir um porta objetos usando velhos disquetes e teclado.
Agora mãos à obra!
No final todos tiveram a oportunidade de levar um imã de tecla feito por si mesmo para casa e o porta objetos de disquete feito pela turma foi sorteado para um dos alunos.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Convites no Inkscape

No ultimo dia 01, a turma 7004-G mostrou seu talento em aula na elaboração de convites feito através do Inkscape, veja alguns dos trabalhos feito em aula pelos nossos alunos:














terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Dicas para proteger suas contas e evitar ataques de terceiros

Anos atrás, você precisava apenas ter uma única senha para seus perfis na internet. Mas hoje isso não é mais o suficiente nem recomendável. Confira abaixo três dicas de como manter suas informações sempre bem guardadas!



Dica 01: Verificação em duas etapas
Se trata de um sistema novo de segurança ao qual exige dois passos para acessar uma conta. A primeira é a sua senha normal, da própria conta. A segunda é chamado “algo a mais”, um verificador que você carrega: um leitor de impressão digital, um geragor de senha eletrônica ou, o mais habitual, um smartphone.

O Google acabou por adotar esse novo método de verificação de suas contas no ano passado. Utilize o app Authenticator para facilitar a sua vida. Agora, você digita a sua senha no aplicativo e o código gerado deverá ser informado ao utilizar sua conta. Caso você não tenha um smartphone, o mesmo código pode ser enviado por mensagem de texto (SMS). Recentemente, o Facebook também adotou esse tipo de verificação em duas etapas.

Dica 02: Serviços de backup online
Por mais que você discorde, hoje fazer esse tipo de backup é mais fácil e barato do que se imagina. Basta utilizar o serviço CrashPlan em seu celular ou em qualquer modelo de notebook que ele armazenará todos os dados informados a partir de então.

Depois de baixar o aplicativo, escolha os arquivos que você gostaria de armazenar (documentos, vídeos, fotos, filmes, músicas...) e deixe o programa trabalhar. Depois de alguns dias, dependendo do número de arquivos selecionados e a velocidade de sua banda larga, os dados serão codificados e depois enviados para servidores do CrashPlan.

Para armazenar 10 GB de dados, o site cobra apenas US$ 1,50 por mês. Os outros planos dão direito a backup ilimitado de tamanho e cadastramento de outros computadores, limitando até 10 unidades.

Dica 03: Recuperar a senha pode ser uma ameaça
Em primeiro momento, identifique suas principais contas de e-mail e redes sociais, assim como outros sites/serviços. Teoricamente, cada um dos sites indicará um e-mail para qual a nova senha deverá ser enviada. Desta forma, se um hacker invadir sua conta de e-mail ele terá total acesso a todas as outras contas a partir de um mesmo ataque.

Por exemplo, se o Gmail estiver configurado para enviar novas senhas para sua conta na Apple e seu banco envia as solicitações para o Gmail, então o invasor precisará apenas roubar sua senha do iTunes. Com essa senha, ele acessará o Gmail pedindo uma nova senha e tudo estará perdido. Caso ele decida invadir o Email, apenas precisará pedir uma outra senha para entrar em sua conta bancária.

Recomendo você a criar um e-mail seguro apenas para deixar a salvo suas senhas. A fim de evitar invasões futuras, não divulgue esse endereço em nenhum lugar da internet. Depois dê a ele autenticação em duas etapas e veicule todas as suas outras recuperações de senha para este novo endereço. Assim todas as suas senhas estarão muito mais seguras.

Fique atento a pequenos detalhes e nunca forneça sua senha para ninguém. Porque o melhor de tudo é não arriscar. Boa sorte!

Fonte: TecDicas

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Como surgiu o e-mail

O correio eletrônico é anterior ao surgimento da Internet. Os sistemas de e-Mail foram uma ferramenta crucial para a criação da rede internacional de computadores.

O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores que se tem notícia foi criado em 1965, e possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe. Apesar da história ser um tanto obscura, acredita-se que os primeiros sistemas criados com tal funcionalidade foram o Q32 da SDC e o CTSS do MIT.

O sistema eletrônico de mensagens transformou-se rapidamente em um “e-Mail em rede“, permitindo que usuários situados em diferentes computadores trocassem mensagens. Também não é muito claro qual foi o primeiro sistema que suportou o e-Mail em rede. O sistema AUTODIN, em 1966, parece ter sido o primeiro a permitir que mensagens eletrônicas fossem transferidas entre computadores diferentes, mas é possível que o sistema SAGE tivesse a mesma funcionalidade algum tempo antes.

A rede de computadores ARPANET fez uma grande contribuição para a evolução do e-Mail. Existe um relato que indica a transferência de mensagens eletrônicas entre diferentes sistemas situados nesta rede logo após a sua criação, em 1969. O programador Ray Tomlinson iniciou o uso do sinal @ para separar os nomes do usuário e da máquina no endereço de correio eletrônico em 1971. Considerar que ele foi o “inventor” do e-Mail é um exagero, apesar da importância dos seus programas de email: SNDMSG e READMAIL. A primeira mensagem enviada por Ray Tomlinson não foi preservada; era uma mensagem anunciando a disponibilidade de um e-Mail em rede. A ARPANET aumentou significativamente a popularidade do correio eletrônico.

Fonte: Wikipedia.Org