quinta-feira, 2 de junho de 2011

Trabalho a distância: nove dicas para aumentar a produtividade

Especialista ensina como, a partir de mudanças simples, os profissionais podem tirar os melhores resultados do home office


Um número crescente de profissionais troca o ambiente do escritório pelo chamado home office (trabalho em casa). Os benefícios são muitos, entre eles, a possibilidade de fugir do trânsito, ter um horário mais flexível e conseguir passar mais tempo com a família. No entanto, Nellie Akalp, CEO da CorpNet.com – consultoria que ajuda pequenas empresas e empreendedores – alerta que essa modalidade exige cuidados, em especial, para garantir a produtividade dos profissionais.

Em artigo para o Mashable, Nellie dá nove dicas para os profissionais que trabalham em casa, com o intuito de ajudá-los a não perder a produtividade e, assim, só tirar os benefícios do home office:

Dica 1: Respeite seu tempo
“Quando você trabalha no escritório, a família e os amigos respeitam, naturalmente, seus horários. Mas quando você está trabalhando de casa, inevitalmente, receberá ligações [pessoais] às 11 horas da manhã ou terá de lidar com problemas cotidianos”, alerta a especialista. Segundo ela, para evitar que isso interfira na produtividade do trabalho, é importante estabelecer alguns limites e, principalmente, respeitar uma agenda de compromissos diários profissionais.

Dica 2: Imponha limites de tempo para tarefas específicas
Nellie destaca que, em casa, é fácil perder o foco e se distrair, em especial, se a tarefa for desafiadora ou chata. Quando o profissional percebe que isso está acontecendo, ela sugere que ele estabeleça que gastará apenas mais 15 minutos naquela atividade. “Saber que uma ação está chegando ao fim injeta uma nova energia ao projeto. Se não, mude para algo diferente e retorne quando você estiver mais disposto”, pontua.

Dica 3: Estabeleça bem os prazos
“Você fica ultra produtivo quando a tarefa tem um prazo apertado, mas pode levar horas para finalizar uma simples ação?”, questiona a CEO da Corpnet.com. Se a resposta a pergunta for ‘sim’, isso significa que o profissional trabalha melhor sob pressão e, portanto, precisa estabelecer prazos curtos para entrega de todas as suas atividades.

Dica 4: Desconecte-se por algumas horas
O mundo digital oferece uma série de distrações. Além das redes sociais, os e-mails e os sistemas de mensagens instantâneas acabam consumindo boa parte das horas diárias, sem que os profissionais percebam. Assim, Nellie sugere que as pessoas que trabalham de forma remota desliguem o telefone e todos os recursos de comunicação durante algumas horas para se dedicar exclusivamente ao trabalho.

Dica 5: Estabeleça uma área de trabalho
Quando se fala em home office, o ideal é ter em casa uma área dedicada ao ‘escritório’ e que, de preferência, tenha uma porta que possa ser fechada para evitar distrações. “Criar limites não só ajuda a ser mais produtivo no trabalho, mas também permite desligar-se durante as horas de lazer”, pontua.

Dica 6: Mude de ambiente
“Se você acha que um trabalho não está fluindo, mude de ambiente”, ressalta a especialista. “Vá trabalhar em uma cafeteria por uma hora ou faça um ‘brainstorm’ no parque”, acrescenta. Segundo ela, essa mudança de cenário favorece novas ideais e traz mais inspiração.

Dica 7: Faça uma auditoria de tempo
Para quem trabalha sem uma pressão por horários específicos, é importante saber como, exatamente, foi gasto o tempo de trabalho. Ao realizar uma auditoria de quantas horas foram gastas para cada atividade, o profissional consegue perceber como ele pode ser mais produtivo, ao fazer pequenos ajustes no cotidiano.

Segundo Nellie, soluções simples, como reduzir as idas diárias ao supermercado ou buscar novos formatos de comunicação com os clientes, podem fazer bastante diferença nas horas trabalhadas no final do mês.

Dica 8: Crie uma lista de tarefas
A CEO conta que o ideal é montar uma lista de tarefas que precisam ser entregues no dia, na semana e no mês. Assim, antes de começar a rotina de trabalho, o profissional pode checar suas obrigações e estabelecer os objetivos diários. “Tente manter sua lista o mais realista e organizada possível. Nada pode roubar mais sua motivação do que se deparar com tarefas ambiciosas e que são impossíveis de cumprir”, explica.

Dica 9: Controle as paradas de trabalho
Quando as pessoas trabalham em casa ou no escritório é praticamente impossível ficar focado no trabalho por horas a fio. As paradas são algo necessário. No entanto, quem atua em home office deve administrar esse tempo livre para evitar que ele prejudique a vida profissional e pessoal.

O segredo está em equilibrar o tempo necessário para entregar as tarefas profissionais com atividades que ajudem a repor energias, como passear com o cachorro, almoçar com um amigo, entre outras. “Você não só ficará mais feliz, como mais produtivo também”, conclui.

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