segunda-feira, 10 de junho de 2013

Criando Arquivos e Diretórios no Ubuntu GNU/Linux



DICA DA SEMANA COM O PROFESSOR DE INFORMÁTICA JONATHAS MILITÃO

Muitas vezes é necessário criar arquivos e diretórios no sistema de arquivos do GNU/Linux. No Fica a Dica de hoje, mostrarei como criar arquivos e diretórios utilizando a linha de comando do sistema (Bash). 

Imagine que estamos no diretório /home de um usuário denominado jonathas. Primeiramente, irei utilizar o comando pwd (Present Working Directory), para mostrar-me a onde estou localizado atualmente no sistema.

jonathas@digitalmax :~ > pwd

/home/jonathas

jonathas@digitalmax :~ > |

Agora que já sei onde estou (/home/jonathas), irei criar um arquivo de texto chamado AulasDeLinux.txt. Para isso, irei digitar o seguinte comando:

jonathas@digitalmax :~ > touch AulasDeLinux.txt

Após isso, para certificar-me que o arquivo realmente fora criado, eu digitarei o comando ls -l. 

jonathas@digitalmax :~ > ls -l

Esse comando irá mostrar na tela, dentre outras coisas, o arquivo que acabei de criar, contendo 0 Bytes - ou seja, o arquivo fora somente criado - não há conteúdo nele ainda. Isso irei acrescentar depois. Para o nosso exercício, iremos apenas criá-lo.

Agora, vamos criar o diretório que irá ser a "casa" desse arquivo que acabamos de criar. Para criarmos diretórios, utilizamos o comando mkdir, como no exemplo abaixo:

jonathas@digitalmax :~ > mkdir AulasDeLinux

Você poderá dar mais um ls -l para verificar se o diretório realmente foi criado. 

Para finalizar, iremos mover o arquivo AulasDeLinux.txt para o diretório AulasDeLinux. Para isso, iremos digitar o comando mv, como no exemplo abaixo:

jonathas@digitalmax :~ > mv AulasDeLinux.txt /home/jonathas/AulasDeLinux

Esse comando é composto de duas partes: a primeira eu informei que eu quero mover o arquivo AulasDeLinux.txt. A segunda, após o espaço dado no comando, informa o destino que esse meu arquivo terá: ou seja, o diretório AulasDeLinux - cujo caminho absoluto é /home/jonathas/AulasDeLinux. 

Por enquanto é isso pessoal! Havendo dúvidas, podem me procurar que estarei a disposição para atendê-los!

Forte abraço.

3 comentários:

  1. Legal! Uma importante dica, gostei muito....

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou, Érico John.
    O GNU/Linux é um universo fantástico de possibilidades!
    Continue os estudos!

    ResponderExcluir
  3. Legal! Uma importante dica, gostei...

    ResponderExcluir