terça-feira, 1 de julho de 2014

Fica a Dica da Semana Digital Max - Como fazer pesquisas no Google - Parte 01



DICA DA SEMANA COM A PROFESSORA DE INFORMÁTICA KARINA BURINI



A dica da semana vai fazer você aproveitar todos os recursos do site mais usado por todos, o Google.

Todos sabemos que o Google é o site mais utilizado para fazer buscas, mas não é apenas para isso que ele serve, o Google pode ser usado também para fazer contas, você sabia disso?

Veja então as dicas abaixo e saiba como desfrutar dos melhores recursos do Google:




1 - Estou com sorte!
A maioria das pessoas nunca devem ter reparado que o Google possui um botão com a frase "Estou com sorte", ao digitar os termos da sua pesquisa e clicar nesse botão, você será redirecionado automaticamente à primeira página encontrada na pesquisa otimizando assim o seu tempo.

2 - Usando aspas duplas
Para encontrar um resultado mais preciso, tente usar a frase toda que você está procurando dentro de aspas duplas, dessa forma o Google irá mostrar somente páginas de sites que contenham exatamente esta sequência de palavras. Esse recurso é ótimo para encontrar músicas ou procurar quem realmente disse aquela citação.

3 - Forçando o Google a incluir um termo na pesquisa (Operador +)
O Google ignora algumas palavras em seu mecanismo de busca, algumas que ele considera irrelevantes como "de", "da", etc... Porque ele utiliza um conceito chamado "Stop Words", uma das formas de fazer com que ele não ignore mais essas palavras é usando as aspas duplas, porém se dessa forma você não conseguir encontrar o que precisa, experimente colocar o sinal + antes da palavra que não deseja que seja ignorada, dessa forma ele irá colocar obrigatoriamente aquela palavra na pesquisa.
Observação: não coloque o sinal de + seguido de espaço. O sinal deve ficar "colado" na palavra desejada.

4) Forçando o Google a excluir um termo da pesquisa (Operador -)
Se você deseja procurar, por exemplo, por "salsa" (planta), mas quer evitar os resultados que tem relação com a dança salsa, basta digitar: salsa -dança.

5) Forçando a inclusão de similares (Operador ~)
Ao usar o operador "~" como prefixo para seus termos de pesquisa, você está informando o mecanismo do Google que ele está autorizado a exibir como resultado termos similares ao que foi digitado. Por exemplo ~correr retorna, além do termo "correr", termos como "corrida", "corra", etc...
Observação: Este operador parece funcionar melhor para termos em inglês.

Então, gostaram das dicas? Então fiquem de olho que na próxima semana teremos mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário