sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ontem foi o dia mundial do backup! Seus arquivos estão seguros?

Data criada por usuários do Reddit propõe que todos tomem mais cuidado com seus próprios arquivos.

Quinta-feira (31/3) aconteceu a primeira edição do World Backup Day, ou o Dia Mundial do Backup, para incentivar os usuários de computadores a garantir a segurança dos seus dados. A data foi lançada por alguns usuários do Reddit (uma espécie de rede social de ideias e notícias) e todo o processo foi coordenado por Ismail Jadun, um estudante de Biologia norte-americano de 22 anos. "É a primeira vez que eu faço alguma coisa desse tipo. Ainda estou tentando fazer a ideia funcionar", disse em entrevista para o Olhar Digital.

A ideia para o World Backup Day começou há cerca de uma semana em uma discussão no Reddit sobre a importância de se fazer fazer backup e como eles poderiam incentivar as pessoas a garantir a segurança de seus dados. Desde então, o grupo de usuários conseguiu ajuda de 4 companhias para desenhar, criar e colocar um site no ar para divulgar a campanha.

A data, 31 de março, foi escolhida por ser o dia anterior ao 1ª de abril. "A campanha é uma brincadeira com o Dia da Mentira, para tentar 'prevenir' os usuários contra qualquer brincadeira ou falha de backup que eles venham a sofrer", explica Jadun. O slogan do projeto faz referência direta a isso: "não seja um ´april fool´ (bobo de abril). Faça backup de todos os seus dados. Cheque suas restaurações", avisa a página.

Segundo Jadun, mais do que nunca, nós precisamos arquivar nossos documentos através do backup. Alguns usuários ainda acreditam que não possuem nada de importante no computador e não se preocupam em garantir a segurança de documento. "Mas e suas fotos? E seus favoritos? E suas tarefas e trabalhos? Essas são coisas que muitas pessoas sequer se preocupam, mas quando você perde tudo... as coisas passam a fazer sentido", diz o estudante.

Sobre o formato de backup a se escolher, o site sugere três métodos principais: armazenadores por USB como pendrives e HDs externos, mídias físicas como CD e Blu-ray, ou back-up online. Entretanto, Jadun atenta para a importância de se fazer um backup multiplataforma, ou seja, escolher sempre mais de um formato. O estudante é particularmente fã do armazenamento de arquivos na nuvem, o que evita problemas como a perda da mídia física. "Se você deixar todos os backups na sua casa, o que acontece se ela for roubada ou acontecer um incêndio? A nuvem é uma grande inovação para back-ups", complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário