quarta-feira, 13 de abril de 2011

Moço de Convés e Moço de Máquinas

Para se ingressar hoje na Marinha Mercante os interessados em se tornarem futuros “vaporzeiros” devem obsevar alguns aspectos importantes, pois pode-se iniciar sua carriera como um Oficial da Marinha Mercante fazendo a EFOMM, ASON, ASOM.
Esses exigem alguns requisitos como: idade e nível superior.
Hoje iremos falar sobre seguir carreira na Marinha Mercante como MOC (Moço de Convés) ou MOM (Moço de Maquinas) que exige-se ser maior de 18 anos, e  o ensino fundamental de escolaridade (oitava série). Os interessados devem  procurar a Capitania dos Portos em suas cidades, pois, as mesmas são os Orgãos Executores do CFAQ’s (Curso de Formação de Aquaviários).  Onde lá encontram todas as orientações sobre os cursos ou, no site: www.dpc.mar.mil.br/epm/index_epm.htm. Vale lembrar que para esse ano não se encontram mais inscrições abertas para o CFAQ’s, então novos editais somente para o fim deste ano e as inscrições sempre acontecem por meados de fevereiro/março.
O início de carreira como Moço de Convés, MOC, envolvem atividades como pintura, manutenção, atracação/desatracação, auxilia o prático na entrada e saída da embarcação em baías, e portos, enfim responsável pela navegação, estiva e a manobra geral do navio entre outras muitas dependendo do tipo de embarcação.  A escalada começa com Moço de Convés, depois passa a Marinheiro de Convés, Contra-Mestre e Mestre de Cabotagem.
Convés de uma embarcação
Para carreira como Moço de Máquina, MOM, envolvem atividades que operam e mantêm os seus sistemas de energia e de propulsão. O pessoal de máquinas também é responsável pelas instalações técnicas de apoio à tripulação e passageiros, tais como iluminação, ar condicionado, tratamento de água e outras. Também se ocupa do reabastecimento de combustível, combate a incêndios, carga e descarga de mercadoria e outras funções técnicas.  Isto dependendo também do tipo de embarcação.  Sua ascensão é como Moço de Máquinas, Marinheiro de Máquinas e  Condutor de Máquinas.



Praça de Máquinas
A ascensão de Moço de Convés/Máquinas para Marinheiro é por tempo de embarque. Para seguir, o aqüaviário tem que fazer cursos de aperfeiçoamento.


Transpetro abre vagas para moço de convés, cozinheiro e taifeiro.

SUBOFICIAIS, ELETRICISTAS E AUXILIARES DE SAÚDE TAMBÉM SERÃO SELECIONADOS

A Transpetro abriu processo seletivo público para 869 vagas para suboficiais e guarnição da Marinha Mercante - 386 para contratação imediata e 483 para formação de cadastro de reserva. As vagas disponíveis são para as categorias de auxiliar de saúde, eletricista, mecânico, moço de convés, moço de máquinas, cozinheiro e taifeiro. A inscrição é gratuita e termina no dia 6 de junho. A remuneração mínima varia de R$ 2.629,87 a R$ 4.688,84. Em Fortaleza, o atendimento ao público está disponível na Petrobras - Ag. Marítima de Fortaleza (Av. José Sabóia, 300 – Mucuripe). Baixe o edital e ficha de inscrição AQUI.

15 comentários:

  1. Como faço pra me inscrever no curso de moço de convés?
    alguém sabe se tem datas específicas para incrições e a onde eu posso fazer a inscrição?

    ResponderExcluir
  2. Você deverá aguardar o edital que geralmente sai entre os meses de janeiro e fevereiro, deverá acompanhar através do site da capitania dos portos de sua cidade ou no site da mar mil; lá você encontrará a ficha de inscrição, taxa e instruções e esclarecimentos, bem como o que deve estudar para o proceso seletivo. Eu fiz a prova no dia 24/02/2011 aqui no Vitória - E.S. Espero ter ajudado, boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. DIZEM QUE SÓ PASSA QUEM COMPRA A VAGA ......!!! É VERDADE ??

    ResponderExcluir
  4. GOSTARIA DE SABER SE JÁ EXISTE NO PAIS O CURSO DE MOÇO DE CONVEIS E MAQUINA PARTICULAR,(PAGO)OU SÓ A MARINHA PODE REALIZAR ESSE CURSO?

    ResponderExcluir
  5. A pessoa tem que fazer concurso pra Marinha, se inscrevendo nessa área.

    Tem que fazer o concurso da Marinha e aí sim, uma vez passado nesse concurso, a Marinha "especializa" a pessoa.

    Att;
    Rita Gullo.

    ResponderExcluir
  6. GOSTARIA DE SABER SE JÁ EXISTE NO PAIS O CURSO DE MOÇO DE CONVEIS E MAQUINA PARTICULAR,(PAGO)OU SÓ A MARINHA PODE REALIZAR ESSE CURSO?

    ResponderExcluir
  7. ouvie falar que em niteroi rj, esse curso de moço de comvés já tá sendo realiza por empreza particular, é verdade?

    gostaria de alguma informação sobre.teho etresse en fazer.

    ResponderExcluir
  8. ola boa noite, eu tambem estava procurando por esse cuso de moço de conves, e emcontrei em niteroi, a empresa qui faz esse curso e camorim qui tambem tem muitos navios em niteroi.

    ResponderExcluir
  9. mas ninguem responde qual escola e onde é a escola que forma os moços de convés em lugar nenhum, dizer q existe sem dizer como encontrar é fogo, procuro essa resposta a muito tempo e nada....

    ResponderExcluir
  10. Quer tirar uma carteira de marítimo email:swls@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  11. SE PODER ME DIZER SE EXISTE ALGUM CURSO DE MARINHEIRO DE MAQUINA OU MOÇO NO RJ NOIS AJUDE ACHAR O LUGAR POR FAVOR !!!

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem, Eu Thiago Viana, gostaria de saber de vocês se tem como me passar o email do site Oficial do Curso do MOC.
    Manda para o meu Email tthiagovianaa@hotmail.com
    Obg!

    ResponderExcluir
  13. quero saber se tem curso de moc pago e aonde pois eu ja tenho minha carteira de mac.maende email para marcolopez@bol.com.br

    ResponderExcluir