segunda-feira, 28 de março de 2011

Carreira na internet - Conheça cinco redes para buscar emprego

Nem só de LinkedIn vivem as redes de relacionamento profissional


(Foto: Hemera Technologies/Getty Images)

O número de redes sociais voltadas ao relacionamento profissional está crescendo na web, com indiscutível sucesso. O LinkedIn, por exemplo, endereço mais famoso do setor, anunciou nesta semana que atingiu a marca de 100 milhões de cadastrados. Mas há outros sites que fazem o serviço – e oferecem ainda outras vantagens. É o caso de Monster ou Beyond.com, que oferecem ferramentas similares e são referência entre headhunters à procura de candidatos qualificados. As redes são amplas e atendem todas as áreas. A seguir, algumas sugestões:

- LinkedIn


O que começou como uma lista de perfis e uma base de currículos se transformou em um destino certo para caçadores de talento. O site, que integrou seu cadastro a outras redes sociais, como o Twitter, tem fomentado comunidades e favorecido o diálogo entre profissionais de áreas similares. Atualmente, quase 19 milhões de usuários participam de grupos de interesse comum e compartilham entre si diferentes experiências além de novas oportunidades, é claro.

- Beyond.com


Funciona mais como guia de carreira do que como base de currículos. Suas comunidades, organizadas geograficamente, permitem ao candidato acesso a um número significativo de informações sobre determinada área profissional. Os grupos permitem o compartilhamento de vagas abertas, cursos de especialização, pesquisas de interesse comum e tendências para cada campo de atuação.

- Monster


Uma das principais referências no segmento. É um dos sites mais utilizados por empresas que buscam na internet perfis qualificados. Presente em quase 50 países, o que inclui o Brasil, o serviço oferece ferramentas para a elaboração de currículos, guias salariais e sistemas de recolocação profissional. A rede possui um fórum organizado por tópicos, onde são respondidas perguntas sobre novas oportunidades, planos de carreira e novidades da indústria.

- Glassdoor


Voltado aos bastidores corporativos, o Glassdoor é interessante para quem busca uma posição em determinada companhia. Através de posts anônimos, os cadastrados têm acesso a informações privilegiadas como salários, benefícios e até impressões acerca da gerência vigente na companhia. A comunidade lista os prós e contras de se trabalhar em determinada empresa e divulga, de antemão, os próximos processos de recrutamento.

- BranchOut


Lançada recentemente, a rede BranchOut é totalmente integrada ao Facebook e permite a importação de dados do LinkedIn. Os recursos são similares aos encontrados em outros sites do gênero, embora a comunidade conte com uma ferramenta singular: a solicitação de dicas sobre carreira aos demais usuários do Facebook. O sistema, que faz uso profissional do site, permite aos usuários explorarem de forma mais efetiva a lista de contatos e aumenta potencialmente o poder de conexão da rede social para assuntos corporativos.

Fonte: Veja Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário