quarta-feira, 23 de março de 2011

Universidade britânica promove evento a favor da Wikipedia

Alunos querem criar uma discussão de como estudantes devem usar a enciclopédia online e organizar novas maneiras de editar o site.

De acordo com a BBC, um grupo da Universidade britânica Imperial College está planejando um evento para aprimorar a pesquisa pela Wikipedia. O evento vai acontecer em abril, na própria universidade, como uma tentativa de construir uma ponte entre o site e a investigação formal.

Segundo um dos membros do grupo, a enciclopédia online é um dos recursos mais utilizados pelos alunos, mas há uma relutância em admitir que os estudantes usam o site em suas pesquisas e trabalhos. “A Wikipedia veio para ficar, a questão é saber se vamos acompanhá-la ou ignorá-la”, disse Vinesh Patel, estudante de medicina da universidade e presidente do grupo.

De acordo com o estudante, eles querem pensar em novas maneiras de como as páginas serão editadas por alunos e funcionários da faculdade para aproveitar o máximo da enciclopédia online, ao invés de fingir que ninguém a usa.

Ao invés de fazer piadas sobre o uso da Wikipedia, o grupo quer criar uma discussão, baseada em evidências, sobre qual é o lugar do site dentro das universidades. Uma das ideias é comparar a credibilidade da enciclopédia online com outras fontes de informação na internet.

Os estudantes e funcionários que quiserem participar da conferência vão descobrir maneiras de melhorar o que ele oferece à pesquisa acadêmica. Em algumas faculdades americanas, existem estudantes que organizam a edição de páginas da Wikipedia em suas áreas de especialidade.

A Wikipedia tem quase 3.6 milhões de artigos e é, atualmente, uma das fontes não-declaradas de ajuda para os alunos. Charles Matthews, ex-professor de matemática de Cambridge, que coordenará a reunião, já editou 200 mil artigos no site, o que o tornou um dos mais prolíficos editores das páginas de referência online.

O site foi lançado em 2001 e hoje tem cerca de 365 milhões de leitores por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário